Polo UAB Florianópolis

02/05/2017 - Educação
Educação utiliza videoconferência para debater tecnologia
Sistema foi colocado em prática para interação entre professores e Departamento de Tecnologia Educacional

foto/divulgação: SME

O endereço eletrônico do DTE é dteflorianopolis@sme.pmf.sc.gov.br

A Secretaria de Educação de Florianópolis está utilizando a realidade virtual para interagir com os professores de tecnologia educacional que desenvolvem projetos nas escolas da rede municipal. A comunicação se dá pelo “hangout”, um serviço de bate-papo do g-mail. Por esse sistema, o Departamento de  Tecnologia Educacional realiza videoconferências.

 

 

Nesses encontros face a face, com áudio e comunicação visual em tempo real, mesmo que distante fisicamente, os profissionais se sentem próximos, relata Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer. “Economizamos tempo, evitando o deslocamento para nossas escolas que são muito distantes umas das outras”.

 

 

A assessora pedagógica da diretoria de educação fundamental concebeu esse projeto juntamente com Patrícia da Cunha Costa Vieira. O endereço eletrônico do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) é: dteflorianopolis@sme.pmf.sc.gov.br.

 

 

O DTE  oferece cursos e  oficinas, presenciais e semipresenciais, e presta assessoramento pedagógico aos educadores na utilização das novas tecnologias.

 

 

As primeiras videoconferências abordaram, dentre outras questões, o tipo de  atividades e projetos que estão sendo concebidos  e desenvolvidos pelos professores de tecnologia nas salas informatizadas. Seja individualmente ou em parceria  com profissionais de outras áreas do conhecimento.

 

 

Houve também um debate que englobou  desde o planejamento do professor ao desenvolvimento das atividades com os alunos, divulgação dos trabalhos nas redes sociais e blogs da sala informatizada ou da escola.

 

 

No campo técnico, foram discutidos aspectos relacionados ao acesso à internet e configuração de dispositivos móveis (tablets e chromebooks).

 

 

O sistema hangout - g-mail está sendo utilizado por ser simples e fazer parte do e-mail institucional da Prefeitura de Florianópolis. Em um dispositivo móvel, no navegador google chrome ou em um aplicativo para computador,o bate-papo ocorre diretamente na janela do g-mail.


galeria de imagens