Polo UAB Florianópolis

16/12/2019 - Educação
Em abril, o programa Rede de Saberes contemplou três unidades temáticas
São elas: Tecnologias na Educação e Alfabetização e Letramento

foto/divulgação: arquivo SME

SABRINA LUZ

As unidades temáticas contaram com a participação de 16 ministrantes profissionais da educação/SME, totalizando carga horária  33 horas de curso.

 

Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger. “Educomunicação: fundamentos e interfaces com a Educação Básica.”

Tatiane Rousseau Machado. “A docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do Projeto um  Computador por Aluno na Grande Florianópolis.”

Sandra Dias da Luz. “Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na Educação Básica.”


Gilberto André Borges. “Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial do Professor de Música: um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de Licenciatura eMúsica no Estado, de Santa Catarina.”    

 

Luciana Augusta Ribeiro do Prado.  “Os jogos digitais de alfabetização.” 


Daniela Guse Weber. “Biblioteca e suas possibilidades.”


Fernanda Cláudia Luckmann da Silva. “Letramento informacional na educação básica: percepções da direção escolar.”


Fernanda Cargnin Gonçalves. “Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valoração, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola.”


Andréa do Prado Felippe. “A importância da formação (psico)linguística do alfabetizador para obtenção de bons resultados na Alfabetização.” 


Silviane Irulegui Bueno. “Deveres de casa: para quê? Para quem?  


Angela Mafra de Moraes. “O processamento da morfologia derivacional durante o reconhecimento visual de palavras por disléxicos.”


Simone Pletz Ribeiro. “Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao  aprimoramento da atenção no contexto escolar.” 


Nadine Heisler e Sabrina Vieira da Luz. “Domlexia: a tecnologia a favor da dislexia.”


Regina Ferrazoli Camargo Xavier. “Caracterização do desempenho em leitura, escrita e lateralidade em escolares do Ensino Fundamental.”


Wagner Ferreira Angelo. “Tarefas comunicativas na educação de crianças nos Anos Iniciais.”