Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Plataforma online para expandir métodos de aprendizagem é tema de TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Diana Calheiro

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. Dez pesquisas foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

Diana Calheiro é pedagoga e orientadora educacional, sua pesquisa expõe os desafios de implementação do G Suite for Education, plataforma online, em uma escola particular. O objetivo do site é melhorar os métodos de ensino e aprendizagem.

 

“Mas após um ano do início da implementação na escola constatou-se um número baixo ou nenhum uso da plataforma. Por isso, o estudo analisou as dificuldades e as possibilidades do recurso por meio de levantamento quantitativo e qualitativo, no qual 69,2% dos entrevistados trabalham mais de 15 anos como docente”, explica Diana.

 

A pedagoga conta que mesmo conhecendo e utilizando alguns dos serviços isoladamente, houve barreiras no aprendizado que necessitam mais treinamento, interesse e dedicação do professor para aproveitamento das ferramentas.