Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Utilização da internet no processo pedagógico é tema de TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Mariângela Kretzer Martins

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis (UAB), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. Das onze pesquisas, dez foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

Mariângela Kretzer Martins possui graduação em administração de empresas e mestrado em administração. É pós-graduada em Gestão Pública, Didática e Interdisciplinaridade e Gestão de Serviços Compartilhados.

 

A proposta do estudo da administradora procurou analisar os desafios e as possibilidades de utilização da internet no processo pedagógico de um colégio fundamental da rede privada de Florianópolis. Desenvolvido a partir de um enfoque qualitativo, estudou o grupo de professores do ensino fundamental do 3o e 4o anos. Os resultados da pesquisa apontam que eles utilizam a internet em sala de aula e estão devidamente capacitados.

 

A pesquisa também apontou várias contribuições, dentre elas: inovação, rapidez, facilidade, interação e disponibilidade de conteúdos online.

 

“Ficou evidenciado que, tanto no planejamento, quanto na didática pedagógica, a internet contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem. Para trabalhos futuros, sugiro investigar o uso da internet no ensino-aprendizagem sob a ótica dos alunos”, salienta Mariângela.