Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Redes sociais no espaço escolar é tema de TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Denise Figueredo Loch

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC.

 

Pedagoga, especialista em Educação Infantil e pós-graduada no curso de Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, Denise Figueredo Loch é professora da rede municipal de ensino de Florianópolis e realizou uma pesquisa sobre as redes sociais. O tema abordou os desafios e oportunidades das mídias no espaço escolar e teve como objetivo investigar a influência das redes sociais no processo de aprendizagem.

 

“Com o advento das novas tecnologias e da internet, a sociedade passou a se comunicar e se relacionar com o conhecimento de forma diferente. São novos modos de aprender e ensinar”, comenta Denise. 

 

Durante o desenvolvimento do trabalho, a acadêmica analisou os padrões de plataforma como o Youtube, Facebook e Instagram, com o intuito de refletir sobre as vantagens dessas no processo de ensino aprendizagem significativo e colaborativo.

 

Também foi feita a análise sobre o quanto a mídia muitas vezes influencia negativamente com padrões pré-estabelecidos. Faz-se necessário que, desde pequenos, crianças e jovens saibam fazer um uso crítico dessa ferramenta.

 

“Dessa maneira, cada vez mais se torna imprescindível à aproximação da escola com as tecnologias, tornando-as um excelente recurso para enriquecer a aprendizagem dos alunos”, acrescenta a profissional.