Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Temática da inclusão de crianças surdas é debatida em TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Jaqueline Maria Coelho Maciel

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Florianópolis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC.
Das onze pesquisas realizadas dez foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

Auxiliar de sala há 26 anos na rede municipal de ensino de Florianópolis, a pedagoga Jaqueline Maria Coelho Maciel desenvolveu o trabalho “As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na Educação Infantil”. Ela possui especialização em Docência na Educação Infantil e está concluindo o mestrado em Educação e Comunicação.

 

O trabalho teve como propósito compreender a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação na inclusão de uma criança surda na educação infantil, partindo de uma experiência com um grupo de crianças de cinco e seis anos, no qual uma das crianças era surda.

 

A pesquisa mostrou que a inclusão da criança surda aconteceu em diferentes momentos, desde sua participação em todas as atividades propostas pelos professores, como também a socialização com seus pares e sua inserção na cultura surda. Porém, também fica evidente que para a inclusão acontecer com o uso das tecnologias é necessário um engajamento por parte de todos os envolvidos, compreendendo as tecnologias de forma crítica e utilizando-as de forma criativa.