Vigilância Sanitária

25/06/2020 - Saúde
Como devem funcionar óticas, e restaurantes dentro de shoppings

foto/divulgação: Pixabay

Banco de Imagens

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Sanitária informa sobre como devem funcionar restaurantes e óticas dentro de shoppings e galerias de Florianópolis. As determinações da Vigilância Sanitária já estão presentes desde o dia 23, que orienta os serviços da seguinte maneira: 

Os serviços de resturantes poderão funcionar somente na modalidade do tipo tele-entrega (delivery), retirada na porta e/ou balcão (take out) ou drive thru, observando, ainda:

- Nos pontos de atendimento ao cliente, deve ser disponibilizado dispensador de álcool gel;

- As refeições, lanches, cafés, bebidas e alimentos em geral devem estar em recipientes prontos para viagem, marmitas ou "pratos feitos" para entrega aos clientes, sendo proibida a modalidade de bufê de auto serviço (self service);

- Não poderão disponibilizar autoatendimento de produtos não embalados aos clientes; e todos os trabalhadores deverão usar máscaras de TNT ou tecido de algodão durante todo o seu turno de serviço, independentemente de estarem em contato direto com o público.

As óticas, por fornecerem produtos para saúde, se enquadram na categoria de serviços essenciais e têm funcionamento permitido em shoppings e galerias.

A intenção das medidas é não causar aglomeração e circulação de pessoas, que geralmente passam mais tempo dentro destes locais. Desta maneira, seguindo estudos internacionais e o comportamento dos munícipes, a administração municipal tomou as medidas para evitar maior aceleração do contágio pelo novo coronavírus na cidade.


arquivos para download