16/04/2014 - SC - Patrimônio
Centro Histórico terá rede subterrânea de energia
Governador autorizou convênio entre Prefeitura e Celesc para obras

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Fios que passam diante do Museu Victor Meirelles serão retirados

O governador Raimundo Colombo autorizou a Prefeitura a firmar convênio com a Celesc Distribuição para a implantação de rede subterrânea de energia elétrica no Centro Histórico da Capital. As obras, dentro do quadrilátero delimitado pela praça XV, pelas ruas Antônio Luz e Fernando Machado e pela avenida Hercílio Luz, compreendem um trecho de 1.670 metros e foram orçadas em R$ 8.754.817,17. O prazo de execução é de 270 dias.

A justificativa do prefeito Cesar Souza Júnior para pedir a implementação do cabeamento subterrâneo baseia-se na grande intervenção que a Prefeitura já começou a promover no Centro Histórico, com previsão de restauro do casario, das ruas e passeios e com ações para transformar a região em corredor cultural e gastronômico, promovendo sua revitalização física e econômica. O projeto deve contar com recursos do PAC das Cidades Históricas.

Estarão envolvidas no projeto de rede subterrânea especificamente as ruas Antônio Luz, Tiradentes, João Pinto, Victor Meirelles, Fernando Machado, Saldanha Marinho, Nunes e Travessa Ratcliff. “Temos certeza de que a implantação da rede subterrânea, muito mais do que as melhorias estéticas, irá propiciar maior segurança e confiabilidade ao suprimento de energia à Capital”, assinalou o prefeito.