22/04/2014 - SC - Patrimônio
Celesc pode iniciar rede subterrânea ainda em 2014
Presidente da empresa comparou projeto a iniciativas como a de São Francisco do Sul

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito mostra projeto do Centro Histórico

O presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cléverson Siewert, reuniu-se na tarde desta terça-feira (22) com o prefeito Cesar Souza Júnior para conhecer o projeto de implantação de rede subterrânea de energia elétrica no Centro Histórico da Capital. As obras, dentro do quadrilátero delimitado pela praça XV, pelas ruas Antônio Luz e Fernando Machado e pela avenida Hercílio Luz, compreendem um trecho de 1.670 metros e foram orçadas em R$ 8.754.817,17.

Siewert aprovou o projeto e comparou-o a iniciativas semelhantes desenvolvidas pela empresa em São Francisco do Sul, Blumenau e Joinville. O presidente da Celesc disse acreditar que até o final do ano as obras podem ser iniciadas. O prazo de execução é de 270 dias.

Para o prefeito, a implementação do cabeamento subterrâneo é importante para complementar a grande intervenção que a Prefeitura está fazendo no Centro Histórico, com previsão de restauro do casario, das ruas e passeios e com ações para transformar a região em corredor cultural e gastronômico, promovendo sua revitalização física e econômica. O projeto deve contar com recursos do PAC das Cidades Históricas.

Estarão envolvidas no projeto de rede subterrânea especificamente as ruas Antônio Luz, Tiradentes, João Pinto, Victor Meirelles, Fernando Machado, Saldanha Marinho, Nunes e Travessa Ratcliff. “Temos certeza de que a implantação da rede subterrânea, muito mais do que as melhorias estéticas, irá propiciar maior segurança e confiabilidade ao suprimento de energia à Capital”, assinalou o prefeito.