23/04/2014 - SC - Obras
Mobilidade urbana é tema do prefeito em Brasília
Cesar Souza Júnior tem reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Prefeito vai apresentar projetos para melhorar infraestrutura e mobilidade

O prefeito Cesar Souza Júnior desembarca nesta quarta-feira (23) em Brasília para participar de reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Em pauta, a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Durante a reunião, que acontece às 14h30 no salão nobre do Ministério, serão apresentados os critérios de seleção para obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

Cesar Júnior adiantou que vai apresentar, entre outros, os projetos de ampliação da faixa preferencial para ônibus para o Norte e o Sul da Ilha, a ligação da Beira-mar Continental com a BR-101, a implantação de ciclovias e a recuperação da pavimentação em vários bairros.

"São projetos elaborados desde o início da nossa gestão, mas que a Prefeitura não dispõe de recursos para implantar; por isso, é indispensável a parceria com o governo federal", resumiu o prefeito.

Para embasar seu pedido, o prefeito vai entregar à ministra uma relação com 61 obras necessárias à melhoria da mobilidade urbana no município, com custos avaliados em R$ 753 milhões. Praticamente a metade desse valor estaria comprometida com obras na Beira-mar Continental: criação de vias de tráfego compartilhado (pedestres, bicicletas, ônibus e demais veículos), incluindo a construção e o acesso a trapiche, além da extensão da avenida até a BR-101.

Outras obras destacadas são a criação de vias de tráfego compartilhado também na região central da Ilha, margeando a avenida Gustavo Richard até a rua Silva Jardim (junto à orla da Baía Sul, por trás do CentroSul) e a instalação dos corredores exclusivos de ônibus para o Norte da Ilha – envolvendo os terminais de integração do Centro, da Trindade, de Santo Antônio de Lisboa e de Canasvieiras – e para o Sul da Ilha, envolvendo, além dos terminais do Centro e do Rio Tavares, a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal.

arquivos para download