02/03/2010 - SMPI - Governo
Prefeitura lança projeto que vai mudar o entorno do Mercado Público.
O principal intuito dos organizadores do concurso é proporcionar, nesses espaços tão importantes de Florianópolis, uma boa redistribuição dos equipamentos públicos

foto/divulgação: Mauro Vaz

Lançamento do Concurso Nacinal de Anteprojetos.

A Solenidade de Lançamento do Edital de Licitação para o Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura e Urbanismo para Requalificação do Largo do Mercado Público ocorreu na tarde da última terça-feira (02) na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Participaram do encontro o prefeito em exercício da Capital, João Batista Nunes, o superintendente do IPUF, Átila Rocha, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gean Loureiro.

Além de toda a melhoria prevista relacionada ao tratamento do espaço urbano, o projeto prevê dois estacionamentos subterrâneos com capacidade para 400 vagas cada. Os projetos concorrentes devem dar prioridade aos pedestres, contemplar as outras modalidades de acessibilidade pública, atender toda a estrutura de transporte e dar um tratamento condizente com as novas necessidades das cidades sustentáveis. Da mesma forma, organizar o espaço do Centro de Compras Popular, no Largo do Mercado Público, dando mais conforto aos comerciantes e principalmente à população. Sempre valorizando o Patrimônio Histórico existente e tão importante para Florianópolis.

“Todo cidadão a Capital freqüenta o entorno do Mercado Público, bem como todas as pessoas da região metropolitana de Florianópolis que utilizam o Terminal de Integração do Centro”, comentou o Superintendente do IPUF, Átila Rocha. Segundo ele a escolha do melhor projeto vai trazer benefícios diretos para toda a população.

“Florianópolis ainda não tem uma cultura para a realização de concursos públicos para a escolha de projetos, por isso é uma iniciativa inovadora”, declarou o vereador Gean Loureiro. O presidente da Câmara também afirmou que a proposta de fechamento da Avenida Paulo Fontes trouxe segurança para milhares de pessoas todos os dias.

Já o Prefeito em Exercício, João Batista Nunes, reforçou que a iniciativa apresentada é uma ação de governo que vai valorizar a região central da Capital. “Estamos pensado a cidade de uma forma diferenciada, priorizando o transporte público e deixando de lado o provincianismo”, destacou Nunes.