22/07/2014 - SMI - Habitação
Projeto prevê a construção de 50 casas de alvenaria
Comunidade da Nova Descoberta e seu entorno, no Maciço do Morro da Cruz, serão beneficiados

foto/divulgação: Petra Mafalda

Além das casas modulares, outras 50 de alvenaria serão erguidas

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Rafael Hahne, assinaram na manhã desta terça-feira (22), na comunidade da Nova Descoberta (Maciço do Morro da Cruz), ordem de serviço para a construção de 50 casas de alvenaria, obra orçada em cerca de R$ 4 milhões. Além da assinatura, prefeito e secretário fizeram a entrega de duas casas modulares e vistoriaram, as obras em andamento na área.

Uma das duas casas modulares faz parte do convênio firmado entre o município de Florianópolis e a Secretaria de Estado da Defesa Civil.  O convênio prevê a construção de 20 casas modulares, com um custo total de R$ 760 mil. A que foi entregue nesta terça-feira é a quinta da série e destina-se à família de Rafaela Severo Coelho, que teve sua antiga residência interditada por estar em situação de risco e precariedade.

Estas casas modulares são destinadas a famílias que moram em áreas de risco e/ou perderam suas residências por causa de algum tipo de desastre natural, além de já estarem cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

A outra casa modular é a 28ª de uma série de 40 prevista no projeto do Maciço do Morro da Cruz e foi entregue para Wagner Luiz Costa. Seu antigo imóvel caiu por precariedade. A partir daí, ele e a família - esposa e um filho menor - foram morar no aluguel social e, depois, de favor na casa de parentes.

Transformação

O Maciço do Morro da Cruz passa por uma histórica transformação. Uma das muitas comunidades que vivenciam essa transformação, com obras importantes e que irão trazer uma melhor qualidade de vida aos moradores, é a da Nova Descoberta.

É uma comunidade antiga, até então esquecida pelo poder público, que atualmente está sendo totalmente remodelada e "construída". Hoje, pode-se contar a visível mudança na vida de muitos moradores do local, como a de Marina Silva Pinheiro, de 70 anos.

Dona Nina, como é popularmente conhecida na comunidade, é nativa do bairro, uma das moradoras mais antigas da comunidade. "Sou a única viva até hoje". Ela completa 71 anos no dia 15 de agosto e disse que já ganhou seu presente de aniversário: uma casa nova.

Lembra com nostalgia sua trajetória de vida na Nova Descoberta. "Era tudo barro, não tinha água nem luz. Nós íamos lavar a roupa na cachoeira lá da Caeira do Saco dos Limões e vínhamos com a trouxa de roupa nas costas", contou.

Ali, Dona Nina casou, teve nove filhos e sua família cresceu mais ainda: são 28 netos e 13 bisnetos. Viúva, aposentada, ela mora atualmente com uma neta de 20 anos e durante o dia cuida de um neto de oito anos, enquanto a filha trabalha.

Mesmo com todas as dificuldades por que já passou na vida, com a precariedade na infraestrutura do bairro, da casa antiga que estava prestes a ruir, ela disse que sempre gostou muito de morar ali. "Hoje, posso me considerar uma pessoa rica: tenho água, luz e tenho essa bela casa que ganhei."

"Tenho de agradecer ao prefeito Cesar Souza Junior por isso. Ele é uma pessoa maravilhosa, eu nunca vi nenhum outro fazer o que ele tem feito por nossa comunidade", disse.