23/07/2014 - SEMAS - Social
Prefeitura vai inaugurar primeiro albergue público
Cidade deixará de ser a única capital de Estado a não dispor da estrutura

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Albergue terá espaço para 60 adultos

A Prefeitura de Florianópolis vai inaugurar dentro de três semanas o primeiro albergue municipal da história da cidade, deixando para trás o estigma de ser a única Capital de Estado que não dispõe dessa estrutura. A Casa de Acolhimento e Albergue Municipal vai abrigar exclusivamente moradores de rua interessados em voltar ao convívio familiar ou ao trabalho.

“É tipo uma central de resgate humano. Estamos começando a fazer política pública para encaminhar essas pessoas ao retorno de sua origem ou ao mercado de trabalho”, informa o Secretário de Assistência Social, Tiago Silva.

A Casa de Acolhimento e Albergue Municipal, de dois pavimentos, terá condições de abrigar até 60 pessoas maiores de idade, sendo 40 homens e 20 mulheres (inclusive grávidas).

O pavimento inferior da casa terá caráter transitório, sendo reservado aos que estiverem de passagem pela cidade e não tiverem onde ficar. Funcionará como um abrigo noturno, no horário das 19 às 7 hs, e os moradores de rua beneficiados com uma vaga terão direito de usufruí-la por, no máximo, 15 dias. Já o piso superior, será destinado aos que tiverem mais idade e/ou necessitarem de atendimento psicológico.
Este público poderá passar dias inteiros no lugar, por até três meses.

Além de boas condições de alojamento, a Casa de Acolhimento e Albergue Municipal vai oferecer a refeição da noite aos moradores de rua que forem pernoitar, e três refeições para quem passar o dia. Além disso, todos terão direito a apoio psicológico pela equipe de abordagem de rua e a atendimento por assistentes sociais.

A definição da data de inauguração da Casa, que vai funcionar na Rua General Bittencourt, no Centro, em frente ao Serviço Nacional de Emprego (SINE), está na dependência da posse do pessoal que foi contratado através de concurso público para atuar no local.

Capacitação

Caberá ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria de Assistência Social fazer a seleção de quem irá ocupar a casa. Nesta segunda-feira (21), 25 moradores de rua já escolhidos iniciaram o primeiro curso de capacitação de eletricista voltado para moradores de rua. É a deflagração de uma série de cursos a serem viabilizados pela Prefeitura, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e oferecidos no espaço do Centro POP da passarela Nego Quirido. Além de material didático, os alunos recebem auxílio financeiro para transporte e alimentação.