25/07/2014 - SMI - Habitação
Ponta do Leal: começa construção dos prédios
Comunidade aguardava havia mais de 40 anos por uma solução habitacional

foto/divulgação: FLAVIO TIN - JORNAL NOTÍCIAS DO DIA

Trabalho de preparação do terreno já iniciou - Foto Flavio Tin Jornal Notícias do Dia

O sonho de mudar-se para uma casa nova, muitas vezes melhor do que a atual, começou a tornar-se realidade para os moradores da Ponta do Leal, no Balneário do Estreito (Continente): o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Rafael Hahne, autorizaram na manhã desta sexta-feira (25) o início das obras de construção do conjunto de apartamentos que vai abrigar a comunidade que hoje mora, em condições precárias, em palafitas cravadas à beira do mar.

Orçado em R$ 5,6 milhões, o conjunto é o segundo projeto do programa Minha Casa Minha Vida de Florianópolis e prevê a construção de quatro blocos, com um total de 88 apartamentos. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses.

A área onde está a comunidade da Ponta do Leal começou a ser ocupada na década de 1970. Ao longo dos anos, houve adensamento populacional, com construções desordenadas e precárias. A área, que é pública e de preservação ambiental, será totalmente recuperada após a saída das famílias.

Atualmente, os moradores ocupam pequenas casas de madeira, sem qualquer estrutura de saneamento; em alguns pontos da comunidade, formam-se palafitas. Os moradores serão relocados para um terreno ao lado, com área de 4.135,67mª, doada pela União e pelo Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para que fosse viabilizada a construção do empreendimento.

O projeto prevê a construção de um conjunto habitacional de quatro blocos, com 88 apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, sacada e banheiro. O condomínio terá ainda um playground, 15 vagas de estacionamento para carros e 30 para motocicletas.

Duas casas e um rancho

João Geraldo Carvalho, 53 anos, morador mais antigo da comunidade, contou que, quando chegou, só havia duas casas e um rancho de pesca. Agora, comemora a mudança.

Outro morador, João Luiz Oliveira, o Gão, na comunidade há 27 anos e presidente da associação de moradores da Ponta do Leal, contou aos presentes do aprendizado pessoal que teve ao lutar pelos direitos da comunidade. "Nossa luta é grande e sempre foi muito importante."

Ele pediu aos moradores para valorizarem a conquista: "Não se iludam com as pessoas que vieram querendo comprar os apartamentos de vocês. Se venderem aqui, não vão conseguir comprar em nenhum outro lugar, e aí vão morar numa outra favela novamente."

O secretário de Habitação lembrou da demanda histórica que era a comunidade da Ponta do Leal. "Fico feliz, enquanto técnico, de participar desse momento. Após muito trabalho, o projeto vai sair." Hahne agradeceu por fazer parte desta história e finalizou: "Estamos sonhando com vocês e estamos transformando este sonho em realidade."

O prefeito parabenizou a equipe da Secretaria de Habitação pelo trabalho e registrou que o projeto foi "construído com o esforço de muitas pessoas ao longo dos últimos anos".

"Os principais responsáveis pela concretização desse projeto são vocês, que durante décadas lutaram para que esse dia chegasse", afirmou Cesar Souza Junior, dirigindo-se aos moradores presente à solenidade.

Ele registrou, ainda, o trabalho do Ministério Público Federal, da Superintendência do Patrimônio da União, da Caixa Econômica Federal, e de vários agentes públicos e políticos do município, Estado e União. Ele falou da importância deste dia para a vida dos moradores da comunidade. "Hoje é um dia de muita alegria, em que o trabalho de diferentes pessoas contribuiu para que este projeto pudesse ser executado", disse o prefeito.

Para o prefeito, o Minha Casa Minha Vida da Ponta do Leal será o mais belo do Brasil. "Os moradores são privilegiados com o cenário que terão de suas janelas", lembrou. E enalteceu: "Nossa cidade é a cidade da convivência, essa é a Florianópolis que eu amo."

arquivos para download