25/07/2014 - SMS - Saúde
Saúde lança campanha contra hepatites virais
A SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promove atividades no Parque de Coqueiros

foto/divulgação: Divulgação

A campanha que segue até o dia 1ª de agosto terá em todas as unidades de saúde do Estado mobilização sobre as Hepatites

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, lança neste sábado (26) a Campanha de Vacinação contra as hepatites virais a partir das 9 horas no Parque de Coqueiros, no Continente. No evento, profissionais da saúde estarão realizando diversas atividades educativas e testes rápidos para hepatites, vacinação e orientações sobre como prevenir a doença.

A campanha, que segue até o dia 1ª de agosto, terá em todas as unidades de saúde do Estado mobilização sobre as hepatites. A ação vem em apoio ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que transcorre em 28 de julho.

A médica e gerente da Vigilância Epidemiológica da Capital, Ana Cristina Vidor, uma das responsáveis pela campanha, explica que, além da disponibilização de vacinas, os servidores farão testes rápidos de hepatites B e C, com aconselhamento pré e pós-teste.

“Os testes são bem simples e cerca 30 minutos após o paciente já pode ter acesso ao resultado. Caso for necessário, quem fizer o teste e quiser, poderá ser encaminhado para o atendimento em algum dos 54 Centros de Saúde da cidade”, informou a gerente.

Crianças que tenham completado o primeiro ano de vida, jovens e adultos até 49 anos devem tomar a vacina da hepatite B em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Quem está enquadrado nos grupos de vulnerabilidade, como profissionais de saúde, gestantes ou militares, devem tomar a vacina independente da faixa etária. Já para os bebês com menos de um ano, o calendário de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente.

Previna-se contra a Hepatite

  • Vacine-se contra a hepatite B.
  • Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
  • Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
  • Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagem e piercing sejam descartáveis.
  • Sempre utilize material de manicure individual e garanta que ele esteja esterilizado.
  • Use preservativo em todas as relações sexuais.