25/07/2014 - FCFFC - Cultura
Domingo é dia de teatro no Shopping Iguatemi
Projeto patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura leva teatro gratuito a salas de cinema e instituições sociais

foto/divulgação: Divulgação / Iguatemi

Projeto acontece até agosto

O Shopping Iguatemi recebe neste domingo (27), às 11h30, a visita de uma contadora de histórias que vai relembrar cantigas, causos e brincadeiras da cultura popular no espetáculo Causos da Ilha de Nossa Senhora do Desterro. A programação gratuita faz parte do projeto Domingo é Dia de Teatro, viabilizado pela Secretaria de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Neste domingo, a contadora de histórias Cristina Lopes, com sua mala de livros, propõe um reencontro com narrativas de tradição oral, poemas, contos, cantos e brincadeiras. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com 30 minutos de antecedência do início da apresentação.

O repertório do espetáculo inclui causos de cobras do Seo Euclides, antigo morador da Barra da Lagoa, e histórias registradas pelo folclorista Franklin Cascaes em suas pesquisas pelo interior da Ilha de Santa Catarina, entre elas, a da “Mandioca Quilométrica” e a de “Nossa Senhora e o Linguado”.

Voltado ao público infantil, o projeto valoriza a linguagem teatral, a música, a expressão corporal e a manipulação de objetos cênicos – como marionetes, fantoches e outros – somando um total de 20 apresentações gratuitas.  Iniciada em abril, a atividade prossegue até agosto em salas de cinema, sempre no último domingo de cada mês, e em casas lares de Florianópolis, conforme agendamento prévio. O próximo espetáculo é o “Fabulário Cantado”, que acontece no dia 31 de agosto, às 11h30, no CineSystem, no Shopping Iguatemi.

O quê: Domingo é Dia de Teatro - Especial Histórias Contadas

(Espetáculo Causos da Ilha de Nossa Senhora do Desterro)

Quando: domingo (27) – 11h30

Onde: Cinesystem (sala 4)  - Shopping Iguatemi