29/07/2014 - SMI - Obras
Prefeitura inicia obra de contenção na Mariquinha
Trabalhos acontecem no lugar onde pedra de 200 toneladas rolou em 2011

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito e secretário visitam área de risco

Uma importante obra de contenção de encosta, que vai trazer segurança à comunidade do Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz, foi autorizada na manhã desta terça-feira (29) pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne. A obra vem minimizar o risco de um novo desmoronamento na área, como ocorreu em dezembro de 2011, em consequência das chuvas que castigaram a cidade.

Na época, uma rocha de aproximadamente 200 toneladas deslizou, deixou uma pessoa morta – Claudete Ferreira, de 66 anos – e afetou diretamente a vida de toda a comunidade, além de obrigar 21 famílias a deixarem suas casas, em virtude da falta de segurança. Para a execução da obra, orçada em aproximadamente R$ 672 mil, foi firmado convênio entre Ministério das Cidades, Prefeitura e Caixa Econômica Federal.

"Fomos a Brasília, veio o recurso, veio a licitação e hoje a obra está aí. Em breve, muitas famílias poderão voltar para suas casas", comemorou o prefeito, ao relatar os caminhos que teve de percorrer para conseguir os recursos. "As máquinas já estão aqui para iniciar os trabalhos”, completou o secretário Rafael Hahne. “Peço o apoio da comunidade para fazer o acompanhamento diário da obra.”

Marcelo Ferreira, filho de Claudete e presidente da associação de moradores da Mariquinha, se disse emocionado com o início dos trabalhos. "Esta é uma obra muito esperada pela comunidade." Lenita Lima, sogra de Marcelo, contou que, além da mãe, seu genro perdeu o próprio carro e dois carros de clientes, já que mantinha um estacionamento no local onde a pedra rolou.

O incidente na Mariquinha ocorreu duas semanas depois de Marcelo haver tomado posse como presidente da associação dos moradores. Por isso, desde então ele vem lutando para a realização das obras de contenção.

Banheiros

Ainda na Mariquinha, o prefeito foi conhecer o projeto dos banheiros, com toda a estrutura sanitária, que estão sendo construídos em 60 residências do Maciço. "É difícil acreditar que nos dias de hoje algumas famílias ainda utilizem uma patente. Esta obra é muito importante para a melhora da saúde pública de toda uma comunidade", disse Cesar Souza Junior.

Greice Moraes, moradora na comunidade há 28 anos, foi a primeira moradora a receber a benfeitoria. Ela disse que o antigo banheiro "era feio, mal acabado e improvisado” e que estava feliz com seu banheiro novo.

Da Pedra Bicuda, espaço onde houve o deslizamento da rocha, prefeito e secretário foram vistoriar as obras de infraestrutura na comunidade do Tico-Tico. Orçado em aproximadamente R$ 900 mil, o projeto para a comunidade prevê obras de drenagem, terraplenagem, pavimentação e a construção de muros de contenção de risco e de escadarias.

Cesar Souza Junior ressaltou a importância de muitas obras que estão sendo executadas nas 16 diferentes comunidades que compõem o Maciço do Morro da Cruz. "Muitas obras mudam completamente a vida de muitas famílias e muitas trazem dignidade, estabilidade e tranquilidade para boa parte dos moradores”, assinalou.