19/08/2014 - SMS - Saúde
Município discute coleta seletiva com a comunidade
Oficinas que debatem questão dos resíduos sólidos ocorrem nos dias 19, 20 e 21 de agosto

foto/divulgação: divlgação/logo

Plano Municipal de Coleta Seletiva

Em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Florianópolis inicia nessa terça-feira (19) as oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). Na busca pela participação das entidades envolvidas e interessados na temática de resíduos sólidos, os encontros abordarão temas como a coleta seletiva, sistema de tratamento e os problemas ambientais causados pelo lixo.

As reuniões se estendem até quinta-feira (21), das 14 às 17 horas, e serão ministradas no Centro de Educação Continuada na Secretaria Municipal de Educação.

A questão dos resíduos sólidos urbanos é um dos problemas ambientais prioritários a ser enfrentado pelas grandes cidades, como explica a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Priscilla Valler dos Santos.

“E o correto gerenciamento dos resíduos tem um impacto direto na qualidade ambiental e, consequentemente, nas condições sanitárias vivenciadas pela comunidade. E com um planejamento bem estruturado nesta questão a condição condições de saúde da população irá melhorar”, justifica.

As discussões em torno deste tema seguem uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos que foi instituída em 2010, com a lei Federal 12305/10.  Segundo a lei outras metas de redução de envio destes resíduos para os aterros sanitário devem ser cumpridas pelas cidades de todo o país.

Confira a programação completa das oficinas

Oficina Temática 1 – Sistemas de coleta, responsabilidade dos usuários, grandes geradores e custos

Dia: 19/08/2014
Horário: das 14h às 17h