19/08/2014 - SEMAS - Social
Município inaugura seu primeiro albergue público
Em conjunto com Casa de Acolhimento, espaço irá atender 80 pessoas em situação de rua

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Espaço vai abrigar 80 pessoas

A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira (19) o primeiro albergue municipal de Florianópolis, para atender homens e mulheres. O município abriu as portas para a população em situação de rua com a implantação do albergue e também da Casa de Acolhimento.

Os dois ambientes vão abrigar moradores de rua interessados em voltar ao convívio familiar ou ao trabalho. A casa possui dois pavimentos e terá condições de abrigar até 80 pessoas maiores de idade, sendo 74 homens e 6 mulheres (inclusive grávidas).

O pavimento inferior da casa terá caráter transitório, sendo reservado aos que estiverem de passagem pela cidade e não tiverem onde ficar. Funcionará como um abrigo noturno, no horário das 19 às 7 horas. Os moradores de rua beneficiados com uma vaga terão direito de usufruí-la por, no máximo, 15 dias.

O piso superior será destinado aos que tiverem mais idade e/ou necessitarem de atendimento psicológico. Este público poderá passar dias inteiros no lugar, de três a seis meses.

O prefeito Cesar Souza Junior ressaltou a negociação com a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis para a obtenção do imóvel. “Em 2013, eu era o presidente da associação. O imóvel seria alugado ou vendido. Fizemos uma terceira proposta que era ceder o espaço por 20 anos para o município. Fomos atendidos e agora quem ganha é a cidade”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Tiago Silva, afirmou que é o um momento histórico para a cidade. “É um marco para Florianópolis. A cidade era a única a não ter um albergue municipal entre as capitais. Estamos implantando a política pública que faltava para atender esta demanda”.

O primeiro morador da casa, o jovem Jorge Luiz Marolli, destacou a importância do novo espaço. “Agradecemos a todos por esta casa. É um dia de dignidade para nós, que podemos a partir de agora pensar no futuro. É o conforto de que precisamos.”

Reforma

A solenidade foi prestigiada por  Walter e Antonio Koerich, presidentes das empresas WOA Empreendimentos Imobiliários e Lojas Koerich, que contribuíram com a reforma do prédio e com a doação de móveis e roupas de cama, mesa e banho.

Além de boas condições de alojamento, a Casa de Acolhimento e o Albergue Municipal vão oferecer a refeição da noite aos moradores de rua que forem pernoitar e três refeições para quem passar o dia. Todos terão direito ainda ao apoio psicológico da equipe de abordagem de rua e o atendimento dos assistentes sociais.

Caberá ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, fazer a seleção de quem irá ocupar a casa.