22/08/2014 - FLORAM - Meio Ambiente
Floram retoma a retirada de árvores exóticas
Casuarinas serão retiradas do Morro das Pedras e da Lagoa do Peri

foto/divulgação: Jorge Pires

Profissionais executam o corte das Casuarinas

A Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) deu início no Sul da Ilha à segunda etapa do programa de substituição de árvores exóticas por nativas. O projeto, coordenado pelo Departamento de Unidade de Conservação da Floram, prevê a restauração ambiental em áreas degradadas do município, previsto no planejamento de manejo definido a partir da lei 9.097/12.

O processo de retirada começou em outubro do ano passado e teve como ponto de partida o costão do Morro das Pedras, onde estão sendo retiradas todas as casuarinas, com substituição por espécies nativas. Na extensão de toda a unidade de conservação do Sul da Ilha, incluindo a Lagoa do Peri, serão substituídas mais de 600 árvores exóticas.

O projeto começa nas unidades de conservação do município e posteriormente se estenderá para as propriedades particulares, substituindo por espécies nativas as espécies invasoras, como pinus, eucalipto e casuarinas.