22/08/2014 - FCFFC - Cultura
Desfile no Centro Histórico divulga festa açoriana
Grupos participantes do 21º Açor percorrem ruas da Capital para divulgar programação do evento

foto/divulgação: Joi Cletison

Durante o desfile, grupos folclóricos farão paradas para apresentação

Um grande cortejo pelas ruas do Centro Histórico, neste sábado (23), apresenta aos moradores de Florianópolis as delegações participantes do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontece neste final de semana na cidade.


Cerca de 700 pessoas são esperadas no desfile etnográfico de apresentação dos grupos folclóricos e das manifestações representativas da cultura de base açoriana que integram a programação da festa no distrito de Santo Antônio de Lisboa. A saída dos grupos acontece às 10 horas, da rua em frente à Casa da Memória de Florianópolis, no Centro.


Com acesso gratuito e aberta ao público, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina será aberta nesta sexta-feira (22), às 19h30, em Santo Antônio de Lisboa, e prossegue com programação até domingo (24). O 21º Açor é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, com execução do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e apoio da Santur, Funcultural e Governo dos Açores.

 

Desfile de apresentação

 

Como ocorre em todos os municípios que sediam o Açor, as delegações catarinenses participam de um desfile de apresentação com grupos de ternos de reis, pau de fitas, danças açorianas, bois de mamão, cortes do Divino Espírito Santo, artesãos e pescadores, entre outras representações culturais.


Confirmaram presença no cortejo grupos de Governador Celso Ramos, Barra Velha, , Garopaba, Jaguaruna, Itapema, Araquari, Palhoça, São Francisco do Sul, Barra do Sul, São João Itaperiu, Balneário Rincão, Camboriú, Içara, Biguaçu, Laguna, Sombrio, Criciúma Porto Belo, Bombinhas e Florianópolis. O evento terá ainda uma delegação da Casa dos Açores de São Paulo.

 

A concentração dos participantes começa às 9h30, em frente à Casa da Memória, na rua Padre Miguelinho, de onde sairá o cortejo pela região central, com paradas para algumas apresentações. O roteiro inclui passagem pelo Largo da Catedral e pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão) e Sete de Setembro, retornando pelas ruas Conselheiro Mafra e João Pinto, até o Terminal Cidade de Florianópolis, de onde partem os ônibus com destino a Santo Antônio de Lisboa, sede da festa.   

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO AÇOR (NESTE LINK)

 

Serviço:

O quê: Desfile etnográfico do 21º Açor / Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Quando: sábado (23) – 10 horas

Onde: Centro Histórico de Florianópolis

           Concentração dos participantes em frente da Casa da Memória/FCFFC

           Rua Padre Miguelinho nº 58 - Centro

Quanto: gratuito

Informações: www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura

                     www.nea.ufsc.br

 


PROGRAMAÇÃO DO DESFILE NO SÁBADO (23)

 

8h30

 – saída das caravanas de Santo Antônio de Lisboa para o Centro

9h30

– concentração dos grupos em frente da Casa da Memória

   Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

10h

– desfile pelas ruas do Centro Histórico de Florianópolis com paradas em

   alguns pontos para apresentação dos grupos

   Roteiro: Largo da Catedral / Rua Arcipreste Paiva / Rua Felipe

   Schmidt (calçadão) / Rua Sete de Setembro / Rua Conselheiro Mafra /

   Rua João Pinto / Terminal Cidade de Florianópolis / retorno para o distrito de

   Santo Antônio de Lisboa, sede da festa

 

Participantes:

 

  • Fanfarra Municipal (Governador Celso Ramos)
  • Grupo Participantes:

Grupo Folclórico Alma Açoriana (Barra Velha) / Grupos São Luiz Gonzaga e Abraço Fraterno (Garopaba) / Grupo Cru de Teatro e Boi de Mamão (Jaguaruna) / Boi Mamão Mirim (São João Itaperiú) / Boi Mamão Raízes da Terra, Terno de Reis Filhos da Terra e Boi Mamão Infantil da Escola Osvaldo Reis (Itapema) / Boi Mamão Juvenil (Araquari) e Grupo Mocinhas da Cidade (Araquari)/ Grupo Filhos da Terra e Boi de Mamão (Palhoça)/ Grupo 25 de Dezembro Boi de Mamão e Grupo do Vilão (São Francisco do Sul) / Terno de Reis, artesãos e Departamento de Cultura (Barra do Sul) / Terno de Reis União das Famílias, Colônia de Pescadores Z33, Departamento de Cultura (Balneário Rincão) / terno de Reis Adoradores do Grande Rei Titican e Fundação Cultural (Camboriú) / Associação Cultural Açoriana, Projeto Etnias nas Escolas e Fundação Cultural (Içara) / Grupos Arcos (Biguaçu) / Grupo Casa da Dindinha (Laguna) / Grupo Folclórico Açor Sul e Grupo Pacheco (Sombrio) / Grupo Rancho Açoriano (Criciúma) / Grupo Folclórico Alegria (Porto Belo) / Associação Folclórica Mixtura, Grupo Roda de Eira e Terno de Reis Estrela do Oriente (Bombinhas) / Casa dos Açores de São Paulo /

Grupo Folclórico Alegria de Viver, Grupo Raízes Açorianas e grupos folclóricos escolares das creches Diamantina, Paschoal Apóstolo, Rosa Maria e Waldemar da Silva (Florianópolis)

  • Irmandade do Divino Espírito Santo (Barra Velha)
  • Rainhas da Festa Nacional do Pirão (Barra Velha)
  • Cortes do Divino Espírito Santo (Florianópolis)


galeria de imagens