22/08/2014 - FCFFC - Cultura
Desfile no Centro Histórico divulga festa açoriana
Grupos participantes do 21º Açor percorrem ruas da Capital para divulgar programação do evento

foto/divulgação: Joi Cletison

Durante o desfile, grupos folclóricos farão paradas para apresentação

Um grande cortejo pelas ruas do Centro Histórico, neste sábado (23), apresenta aos moradores de Florianópolis as delegações participantes do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontece neste final de semana na cidade.

Cerca de 700 pessoas são esperadas no desfile etnográfico de apresentação dos grupos folclóricos e das manifestações representativas da cultura de base açoriana que integram a programação da festa no distrito de Santo Antônio de Lisboa. A saída dos grupos acontece às 10 horas, da rua em frente à Casa da Memória de Florianópolis, no Centro.

Com acesso gratuito e aberta ao público, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina será aberta nesta sexta-feira (22), às 19h30, em Santo Antônio de Lisboa, e prossegue com programação até domingo (24). O 21º Açor é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, com execução do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e apoio da Santur, Funcultural e Governo dos Açores.

Desfile de apresentação

Como ocorre em todos os municípios que sediam o Açor, as delegações catarinenses participam de um desfile de apresentação com grupos de ternos de reis, pau de fitas, danças açorianas, bois de mamão, cortes do Divino Espírito Santo, artesãos e pescadores, entre outras representações culturais.

Confirmaram presença no cortejo grupos de Governador Celso Ramos, Barra Velha, , Garopaba, Jaguaruna, Itapema, Araquari, Palhoça, São Francisco do Sul, Barra do Sul, São João Itaperiu, Balneário Rincão, Camboriú, Içara, Biguaçu, Laguna, Sombrio, Criciúma Porto Belo, Bombinhas e Florianópolis. O evento terá ainda uma delegação da Casa dos Açores de São Paulo.

A concentração dos participantes começa às 9h30, em frente à Casa da Memória, na rua Padre Miguelinho, de onde sairá o cortejo pela região central, com paradas para algumas apresentações. O roteiro inclui passagem pelo Largo da Catedral e pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão) e Sete de Setembro, retornando pelas ruas Conselheiro Mafra e João Pinto, até o Terminal Cidade de Florianópolis, de onde partem os ônibus com destino a Santo Antônio de Lisboa, sede da festa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO AÇOR (NESTE LINK)

Serviço:

O quê: Desfile etnográfico do 21º Açor / Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Quando: sábado (23) – 10 horas

Onde: Centro Histórico de Florianópolis

Concentração dos participantes em frente da Casa da Memória/FCFFC

Rua Padre Miguelinho nº 58 - Centro

Quanto: gratuito

Informações: www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura

www.nea.ufsc.br

PROGRAMAÇÃO DO DESFILE NO SÁBADO (23)

– saída das caravanas de Santo Antônio de Lisboa para o Centro