02/09/2014 - SMI - Habitação
Audiência pública debate a redução de riscos
Documento está sendo revisado e atualizado com o apoio da Defesa Civil

foto/divulgação: Petra Mafalda

Audiência pública apresenta nova versão do PMRR

Em audiência pública nesta quinta-feira (4), será apresentada a nova versão do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), que contém fundamentos técnicos de ação para o apoio à prevenção e erradicação de riscos de deslizamentos em encostas e inundações. O documento está sendo revisado e atualizado pela Secretaria de Habitação e pela Defesa Civil.

Mapear as áreas com maior risco de escorregamentos e identificar outros possíveis pontos suscetíveis a novas ocorrências são ações também que vão de acordo com as medidas propostas pelo Plano Diretor e pelo Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico.

A Secretaria de Habitação já vem trabalhando e realizando várias obras em áreas mapeadas como de risco de escorregamentos. Além das obras físicas, realiza-se também um trabalho educativo e informativo para com as famílias residentes nestas áreas, sempre com o apoio das lideranças comunitárias, entidades e sociedade civil em geral.

Atualmente, existe um intenso crescimento urbano, com ocupações em áreas ambientalmente frágeis, como encostas de morros, fundos de vales, margens de rios, manguezais, dunas e áreas de preservação de mananciais. Por isso, a Prefeitura intensificou a revisão e atualização do PMRR.

A audiência pública irá acontecer, das 17 às 21 horas, no auditório do Centro de Educação Continuada, localizado à rua Ferreira Lima, 82 (antigo prédio da Faculdade de Medicina), no Centro.