02/09/2014 - SC - Esporte
FME leva futebol de areia a alunos da escola pública
Aulas, por enquanto, acontecem em Ponta das Canas e Barra da Lagoa

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Em Ponta das Canas, aulas às segundas e quartas

A Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis, comandada pelo professor Hudson Pires, o Chiquinho, acaba de lançar o Projeto Pé na Areia, curso para crianças e adolescentes interessados na prática de beach soccer, o chamado futebol de areia. A ideia é promover a inclusão social, abrindo vagas para alunos matriculados na escola pública. As inscrições para a prática do esporte estão abertas a meninos e meninas entre 10 e 15 anos de idade.

O superintendente adjunto geral da Fundação, Marcelo da Silva, afirma que a procura pelo curso está superando as expectativas. "Existem regras diferentes do futebol comum, todas são explicadas aos alunos no começo dos treinos e eles se interessam e se esforçam muito", informa. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras em Ponta das Canas, e terças e quintas-feiras na Barra da Lagoa. São duas horas de treino por dia, mas as crianças continuam jogando bola mesmo após o instrutor liberá-las.

Os pais e a comunidade aprovaram a novidade e ajudam nos cuidados com a área de jogo, sempre que as crianças não estão em aula, e preservando o ambiente. Já os alunos de Ponta das Canas acham que a região realmente precisava de uma área de lazer. "É muito mais legal do que ficar em casa vendo TV e dormindo", garante Kawã Gabriel, de dez anos, em seu primeiro dia de aula. "A praia é um lugar diferente pra jogar bola e é pertinho de casa", diz.


A maioria dos alunos tem entre 13 e 14 anos e todos afirmam ter melhorado a atenção e as notas em sala de aula depois de iniciar o curso. Grande parte já tinha noção de futsal antes de iniciar os treinos, e o instrutor garante que todos acompanham o ritmo, que na areia é mais pesado.


As próximas metas do projeto já estão em andamento: criar mais núcleos, no Sul da Ilha, no Continente e no centro da cidade; dividir o grupo em três categorias, por idade; levar o projeto para mais cidades de Santa Catarina, como São Francisco, Barra Velha e Garopaba no ano que vem; realizar no final de setembro um campeonato entre os grupos; e participar, em dezembro, de um evento sulbrasileiro de beach soccer, em Matinhos, no Paraná.


galeria de imagens