11/03/2010 - SC - Social
Iniciativa privada adota a Praça XV
Termo de cooperação foi assinadohoje de manhã no gabinete do prefeito."Com essa parceria nosso objetivo é manter vivo um dos mais antigos cartões postais de Florianópolis”, explicou Dário.

foto/divulgação: Mauro Vaz

Dário mostra o termo de cooperação assinado pela prefeitura e a iniciativa privada

A Praça XV foi adotada pelas Lojas Koerich e Carioca Calçados. O termo de cooperação foi assinado hoje de manhã no gabinete do prefeito Dário Berger. O diretor presidente das organizações Koerich, Antônio Koerich, ressaltou a felicidade em adotar um símbolo de Florianópolis e mantê-lo vivo na memória de todos os catarinenses e também dos turistas que circulam na Capital. “Somos uma empresa cinquentenária, que sempre trabalhou pela comunidade e por isso abraçamos essa causa, fazendo com que a praça continue pertencendo à comunidade com dignidade”,

A Prefeitura Municipal de Florianópolis fica encarregada da limpeza e troca do petit pave, policiamento, retirada dos cães, manutenção da iluminação e decoração da praça em datas festivas. Em contrapartida, a iniciativa privada será responsável ela conservação e manutenção, incluindo a mão-de-obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico.

“As melhorias não poderão alterar o layout existente da Praça e toda alteração proposta deverá ser submetida à Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis. Com essa parceria nosso objetivo é manter vivo um dos mais antigos cartões postais de Florianópolis”, explicou Dário.

Com a parceria firmada, ficou definido que a praça não será cercada. “Uma cidade não se constrói apenas de poder público, é feita a partir de diversos vetores, e quando há integração desses vetores, da aliança entre o poder público e a iniciativa privada, há a possibilidade real do desenvolvimento concreto da cidade”, ressaltou o prefeito.

As lojas Koerich e a Carioca Calçados iniciam seus trabalhos na próxima segunda-feira e a intenção é entregar a Praça VX para prefeitura até 23 de março, data em que é  comemorado  o aniversário de 284 da cidade, porém a concretização desse calendário dependerá não apenas da mão-de-obra, mas também de fatores climáticos.