16/09/2014 - FCFFC - Cultura
Espetáculo musical retrata descobertas da infância
Conduzido pela atriz Claudia Missura (SP), musical O Menino Teresa terá três apresentações gratuitas em Florianópolis

foto/divulgação: Drica Bourquim

Teresa é uma menina curiosa que quer descobrir o segredo dos meninos

A história de uma menina curiosa que decide desvendar mistérios do universo masculino, e virar menino por um dia, conduz a trama do espetáculo “O Menino Teresa”, que aborda de forma lúdica o delicado tema das diferenças de gênero. Depois de passar por cinco capitais brasileiras, o musical infantil do grupo teatral Banda Mirim (SP) encerra a turnê esta semana, em Florianópolis, com sessões de sexta-feira a domingo (19 a 21), no Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, com entrada franca. 

 

Contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 para circulação em seis capitais no Brasil, o espetáculo já passou por Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre, Goiânia e Brasília. Em Florianópolis, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a peça será apresentada na sexta-feira, às 14h30, para alunos da rede municipal de ensino, já com lotação esgotada. No sábado e domingo, a sessão inicia às 16h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro até uma hora antes do início da apresentação.

 

Vencedor do prêmio de melhor cenário concedido pela APCA -Associação Paulista dos Críticos de Arte (2008) e do prêmio FEMSA (2008) de melhor atriz e cenário, o musical infantil tem texto e direção de Marcelo Romagnoli. No palco, a atriz Claudia Missura interpreta a personagem Teresa, acompanhada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que executa as músicas ao vivo.

 

Desvendando as diferenças

 

Cheia de convicção e ingenuidade, Teresa decide desvendar os mistérios que envolvem costumes e hábitos do mundo masculino. Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, a heroína organiza uma expedição ao quarto escuro e abandonado dos meninos. Nessa aventura em busca do desconhecido, a garota leva um mapa, uma vela, além de muitas dúvidas e certezas sobre questões que envolvem os gêneros.

 

Delicado e intimista, o espetáculo aborda também o reencontro da menina com a figura paterna. Na peça, os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde vale mais a diversão do que as certezas dos adultos. “Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. “Em O Menino Teresa, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades. Isso através de uma menina que irá subverter a ordem ao entrar no quarto dos meninos”, completa.

 

Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças – sempre anotando tudo no caderninho que leva no bolso, e no qual faz um detalhado “placar”  entre os sexos. Trazendo os desafios da infância ao investigar o mundo, o outro e a si mesmo, o musical O Menino Teresa é um convite para falar sobre a identidade e discutir os padrões ou a falta deles. “Por isso, propomos um bate-papo com a plateia ao final das apresentações”, acrescenta o diretor.

 

A peça já foi adaptada à linguagem televisiva para um programa especial veiculado na TV Cultura e também inspirou série de oito episódios no suplemento “Folhinha” do jornal Folha de S.Paulo. Agora, o espetáculo ganha uma versão em livro, com o lançamento de “Os Mundos de Teresa” de Marcelo Romagnoli (Ed. Companhia das Letrinhas) que é vendido após as sessões. A turnê do espetáculo pelo Brasil marca as comemorações dos 10 anos de fundação do grupo Banda Mirim.

 

Teatro para a infância

 

Formado por atores, músicos, cantores e artistas circenses, a Cia Banda Mirim foi criada em 2004, destacando-se na cena de espetáculos para crianças e jovens. Com musicais que combinam linguagens de teatro, música e circo, traduzindo em poesia o universo infantojuvenil, o grupo contabiliza cerca de 600 apresentações, reunindo mais de 100mil espectadores em todo o Brasil.

 

Na bagagem profissional, além dos prêmios, o coletivo de artistas tem ainda dois CD’s gravados e dois especiais produzidos para televisão, além de uma série para jornal e algumas mostras de repertório para apresentação dos trabalhos produzidos, sempre com ingressos esgotados, com destaque para Felizardo (2004), O Menino Tereza (2007), Sapecado (2008), Espoleta (2010) e Rádio Show (2011).

 

Em 2013, o grupo estreou a montagem O Fantasma do Som, por meio do projeto “Rádio Mirim” contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2012), tendo realizado algumas temporadas na capital paulista. Em 2014, completando uma década de atuação, o grupo prepara uma série de atividades, entre lançamento de CDs, livros, exposição e novas apresentações.

 

Serviço:

O quê: Espetáculo O Menino Teresa 

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho

            R. Marechal Guilherme, 26 – Centro – Florianópolis/SC

            (48) 3028-8070

Quando: sexta-feira a domingo (19 a 21 de setembro)

                Sexta, às 14h30 / sábado e domingo, às 16h

Quanto: entrada franca

               (ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro)

Site oficial: www.bandamirim.com.br

 

Ficha Técnica

Texto e Direção: Marcelo Romagnoli  

Elenco: Cláudia Missura e Tata Fernandes  

Músicas: Tata Fernandes 

Luz e Cenário: Marisa Bentivegna  

Figurino: Verônica Julian 

Apoio Técnico: Luiz Cláudio Fumaça 

Produção: Andrea Pedro

Patrocínio: Petrobras  

Apoio: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e

            Secretaria Municipal de Cultura

Classificação: livre - Recomendado a partir de 5 anos

Duração: 50 minutos


galeria de imagens