16/09/2014 - SEMAS - Social
Albergue Municipal recebe 400 pessoas em um mês
Espaço foi inaugurado no dia 19 de agosto e oferece 50 vagas em conjunto com a Casa de Acolhimento

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Apesar da procura, ainda há vagas

O primeiro Albergue Municipal de Florianópolis completa um mês de funcionamento na próxima sexta-feira (19). Neste período de 30 dias, mais de 400 pessoas já passaram pelo espaço que abriga moradores de rua. Do montante, 90% são homens.

O secretário Tiago Silva avalia como positivo o movimento. “Consideramos este início de trabalho muito positivo, pois muitas pessoas não tinham onde ficar. O albergue municipal, o primeiro na história de Florianópolis, abriga uma quantidade significativa de pessoas, o que já diminui a presença deles em locais de risco na cidade.”

O albergue, em conjunto com a Casa de Acolhimento, oferece 50 vagas todos os dias, 30 delas destinadas ao espaço rotatório onde as pessoas podem ficar hospedadas por no máximo 15 dias. Os usuários têm direito a dormitório, cobertores, banho e refeições.

Mas mesmo a estrutura recebendo uma boa movimentação nos primeiros 30 dias, há vagas à disposição da população em situação de rua. Cerca de 20 lugares estão em aberto no albergue municipal, que funciona das 20 às 7 horas.

A Casa de Acolhimento está com 20 vagas preenchidas. Outras dez estão abertas. O espaço funciona durante o dia e à noite e recebe as pessoas cadastradas no Centro POP após diagnóstico da equipe de abordagem de rua. Os usuários podem ficar na casa de 3 a 6 meses.