15/03/2010 - FCFFC - Cultura
Aniversário de Florianópolis ganha agenda cultural especial
Programação montada pela Fundação Franklin Cascaes abrange atividades em diferentes linguagens artísticas e espaços da cidade

foto/divulgação: Dieve Oehme

Cinema ao ar livre

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com diversas entidades, preparou uma programação especial para as comemorações do aniversário de 284 anos da cidade. As atividades, que iniciaram com o evento “Sonoras Mulheres”, no Dia Internacional da Mulher (08/03), prosseguem até o final do mês. Ao todo estão previstas 22 ações culturais gratuitas em diferentes linguagens artísticas e espaços da cidade.

Quatro apresentações musicais vão movimentar a Avenida Paulo Fontes, revitalizando o espaço que há cinco meses está fechado ao trânsito de veículos. Além da Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes, o local vai receber as bandas do Exército e da Polícia Militar. Também será palco para o lançamento do CD “A Nova Música de Floripa”, que pretende divulgar o talento de bandas locais pouco conhecidas pela mídia.

Nas artes visuais, o destaque fica por conta da realização da 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis que vai reunir fotógrafos amadores e profissionais num desafio de 24 horas, valorizando e redescobrindo imagens da cidade sob diferentes aspectos. Outra novidade é a exposição de arte NAIF, que dá oportunidade para que artistas plásticos catarinenses mostrem seus trabalhos.

Teatro e cinema de graça também estão no calendário cultural da FCFFC, na Casa das Máquinas (Lagoa da Conceição), e na programação preparada em conjunto com a Cinemateca Catarinense e Fundo Municipal de Cinema. A exibição de curtas catarinenses em espaços ao ar livre e locais alternativos integra as comemorações dos 284 anos de Florianópolis e homenageia o primeiro aniversário do Cineclube Ieda Beck.

Diversão e arte

Para as crianças, a opção é o lançamento do livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da pesquisadora Telma Piacentini, que relembra jogos e objetos lúdicos para divertir as crianças, herdados das culturas luso-açoriana, negra e indígena, e registrados na obra do folclorista Franklin Cascaes. Durante o evento, a área nas imediações da Casa da Memória será transformada na Rua da Criança, onde a garotada vai poder se divertir com algumas brincadeiras retratadas no livro.

A agenda de eventos contempla ainda a realização da tradicional Alameda Cultural, na Avenida Hercílio Luz, reunindo quase cem artistas, em apresentações de grupos musicais, boi-de-mamão, pau-de-fita, afoxé, dança afro, artesanato tradicional, mostra de artes plásticas, literatura, oficina de percussão da Unidos da Coloninha e contação de história.

Confira a programação cultural completa