16/10/2014 - SMPI - Patrimônio
Começa obra de restauro da Casa de Câmara e Cadeia
Prevista para terminar em 2016, no local vai funcionar museu histórico da cidade

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Obras devem estender-se até 2016

As obras de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, no centro da Capital, já começaram. O prédio, de 1771, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, está fechado desde 2007. A previsão da Secretaria de Obras de Florianópolis é de que os trabalhos estejam concluídos até março de 2016.

“O restauro é um processo mais cuidadoso e criterioso. Por isso, a obra é mais lenta, para preservar o caráter histórico do prédio. Vamos recuperar a parte de fora e de dentro”, explicou o prefeito Cesar Souza Junior.

O prédio é um dos três mais antigos da Capital ainda em pé. Após a restauração, o local vai abrigar o primeiro museu sobre a história de Florianópolis. A ideia é de que no local seja adotada uma tecnologia semelhante ao Museu do Futebol, em São Paulo, com o uso de telões interativos e outros equipamentos do gênero.

“Não temos um museu histórico da cidade e este prédio precisava ser revitalizado. Além de recuperá-lo, queremos fazer com que ele seja uma nova atração turística”, defendeu o prefeito.

Orçada em cerca de R$ 6 milhões, a obra está sendo viabilizada com recursos da Prefeitura  e do Ministério da Cultura, através do IPHAN. No local, até o ano de 2005, funcionava a sede do Legislativo Municipal.

“Vai ficar bonito. Será uma obra importante para a cidade, e vai valorizar o Centro”, avaliou Lézia Cardoso, moradora dos Ingleses. “Eu gostei de saber que este prédio vai ser restaurado e que vai virar um museu. A cidade merecia algo assim”, disse(Natalício da Silva, engraxate na Praça XV de Novembro.