18/10/2014 - SC - Comunicação
Prefeitura no Bairro vai à Vargem Grande
Prefeito e secretários atenderam cerca de 300 moradores na comunidade do Norte da Ilha

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeitura no Bairro Vargem Grande

Depois de uma breve período de pausa por conta do processo eleitoral, o projeto Prefeitura no Bairro retornou às comunidades neste sábado, ouvindo moradores e moradoras da Vargem Grande, no Norte da Ilha.

Em  uma tenda montada na Associação Catarinense do Cavalo de Rédeas (ACCR), na estrada geral do bairro, o prefeito Cesar Souza Junior e todo o seu secretariado colheram sugestões e solicitações de moradores.

“Estou muito contente em ter retomado o Prefeitura no Bairro, que é um instrumento muito importante para aproximar a administração das comunidades, fazendo com que o prefeito e os secretários conheçam mais de perto as verdadeiras demandas dos moradores”, afirmou o prefeito.

Entre as reivindicações mais recorrentes estavam a construção de uma nova creche, melhorias no posto de saúde e também no sistema viário. Em decorrência de um atropelamento fatal ocorrido na sexta-feira na SC-401, próximo à Unidade de Pronto Atendimento  (UPA), a construção de uma passarela na rodovia foi solicitada por pelo menos cinco pessoas.

O prefeito lembrou que o novo posto de saúde, maior e mais moderno, está sendo concluído e será entregue à comunidade em breve. A nova creche também está planejada, reforçou o prefeito, destacando a dificuldade em encontrar um terreno adequado para a nova obra.

Em sua 41ª edição, o projeto Prefeitura no Bairro já recebeu mais de cinco mil reivindicações de cidadãos.

Primeiro semestre

A última edição do governo itinerante ocorreu no dia 7 de junho, no Ribeirão da Ilha. Antes disso, o Prefeitura no Bairro havia percorrido, somente no primeiro semestre do ano, as comunidades da Vila São João e do conjunto habitacional Panorama (de 42 blocos de apartamentos), de Jurerê, do Abraão, de Ratones, da Armação, do Sapé, do Pântano do Sul e do Jardim Atlântico, nesta ordem.

“Este projeto é muito importante porque traz a Prefeitura para perto das pessoas. Muita gente nem sabe onde fica a Prefeitura, e com essa iniciativa tem a oportunidade não apenas de reclamar ou pedir alguma coisa, mas também de apresentar sugestões para melhorar a vida das pessoas”, completou o coordenador Renato Geske, que está à frente do projeto desde o seu início, no dia 5 de janeiro de 2013.

No ano passado, foram realizadas 31 edições. Receberam visitas as comunidades de Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde e Santo Antônio de Lisboa.

Providências

Uma série de outras providências podem ser tomadas pela comunidade local durante a realização do Prefeitura no Bairro - graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outras.

Na oportunidade, podem ser efetuadas matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ainda durante o evento, haverá representação do PROCON para reclamações relacionadas ao direito do consumidor; do Pró-Cidadão, para informações e resoluções de questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento; da OAB Cidadã, para orientações jurídicas, e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas.