20/10/2014 - SMS - Saúde
Vigilância de Florianópolis divulga boletim sobre Ebola
Alerta contém números de todos os casos já registrados no mundo

foto/divulgação: Divulgação

Situação do vírus fora do continente africano merece atenção

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou dados de óbitos e infectados pelo vírus ebola no mundo em um novo Alerta Epidemiológico, divulgado na última sexta-feira (17). O material informativo orienta os profissionais de saúde sobre como proceder diante de um caso suspeito da doença.


Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), o Senegal foi declarado oficialmente livre da epidemia, pois completou 42 dias sem nenhum caso novo de Ebola (período correspondente ao dobro do período de incubação). Já a Nigéria completa este prazo nesta segunda-feira (20).


Apesar disso, o problema na África ainda fica concentrado nos três países que mantêm circulação viral disseminada, que são Guiné, Libéria e Serra Leoa. No total, já foram registrados, até 14 de outubro, 9.216 casos (entre confirmados, prováveis e suspeitos) e 4.555 mortes. Sendo 99,7% e 99,8% destes ocorridos em Guiné, na Libéria e em Serra Leoa, com transmissão generalizada e intensa. 


EUA, Espanha e Brasil


A situação do Ebola fora do continente africano também merece atenção. Tanto os Estados Unidos, onde 143 pessoas estão sendo monitoradas, como a Espanha (72 casos em acompanhamento), registraram casos do vírus.


No Brasil, até o momento, não há nenhum caso suspeito. A situação do homem que chegou a ser isolado no Paraná, foi descartada pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira passada (13), após o segundo exame ter dado negativo para a infecção.


Veja o Boletim completo aqui: