20/10/2014 - DC - Defesa Civil
Simulado de acidente no Morro da Mariquinha
Área registra instabilidade no solo e preocupa órgãos de segurança

foto/divulgação: Roberto Machado

Salvamento em Simulado

A Defesa Civil de Florianópolis realizou o primeiro Simulado de Situação de Risco, na manhã do último domingo (19). O palco do exercício foi a comunidade do Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz, área com registro de grande instabilidade no solo. A ação, que simulou um deslizamento de terra, teve a participação do Corpo de Bombeiros, envolvendo mais de cem pessoas entre voluntários e profissionais da área de salvamento.

O exercício criou duas vítimas fictícias e 50 desabrigados, contando com a cessão da aeronave Arcanjo I e a utilização de cães farejadores. Todo o processo foi acompanhado por moradores que integram o Nudec (Núcleo de Defesa Civil), aprendizes que foram capacitados durante quatro meses com noções de geologia e primeiros socorros, entre outras atividades.

A avaliação do desempenho do Nudec (Núcleo de Defesa Civil) local acontece posteriormente, quando todo o transcorrer da operação sofrerá análise minuciosa dos técnicos da Defesa Civil Florianopolitana. Também participaram do exercício voluntários da Nova Acrópole, Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) e órgãos setoriais da Prefeitura (Habitação, Obras, Assistência Social e Segurança). Registro também para a realização do evento, a ASA (Ação Social Arquidiocesana) e representando moradores  do Morro do Horácio, Danilo Thaynara.