21/10/2014 - SC - Comunicação
Mutirão reduz incidência de bicho-de-pé
No ano passado, a ação diminuiu em 57% os casos da doença no Norte

foto/divulgação: Osmar Machado/Secom

Pulverização ajudou a reduzir índices da doença

A Comunidade Vila do Arvoredo, mais conhecida como favela do Siri, em Ingleses, Norte da Ilha, recebeu o segundo mutirão de controle do bicho-de-pé, promovido em conjunto entre o Centro de Controle de Zoonoses, o Bem-Estar Animal e a equipe de Atenção Primária em Saúde da Prefeitura de Florianópolis. No ano passado, a mesma ação resultou na redução de 53% dos casos registrados da doença.

O trabalho consiste na conscientização, extermínio e prevenção contra a pulga Tunga penetrans, causadora do bicho-de-pé.  As ruas e terrenos da região foram pulverizados e os moradores foram informados sobre cuidados para não se tornar hospedeiro do parasita. Cães e gatos da comunidade, responsáveis pela disseminação da doença, foram medicados.

Distante cerca de 800 metros do Centrinho de Ingleses, a Vila do Arvoredo tem em torno de 600 habitantes e sofre historicamente com a incidência de bicho-de-pé. Em 2013 foi realizado o primeiro mutirão de combate em ação inédita conjunta entre os três órgãos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Coceira

A pulga causadora do bicho-de-pé é encontrada principalmente em terrenos arenosos. . Sua picada provoca muita coceira. Normalmente, esse parasita pica os seres humanos ao redor do pulso, tornozelos e nas dobras quentes da pele.