22/10/2014 - SC - Comunicação
Prefeitura pede mais segurança na SC-401
Reunião com Deinfra foi solicitada durante o último Prefeitura no Bairro

foto/divulgação: Mauro Vaz

Reunião contou com a presença de lideranças comunitárias e vereadores

A Prefeitura de Florianópolis oficializou o pedido para instalação de lombada eletrônica, travessia para pedestres e redutor de velocidade com semáforo na SC-401, em Canasvieiras. Secretários municipais reuniram-se na tarde desta quarta-feira (22) com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, em busca de soluções para garantir mais segurança aos pedestres que precisam atravessar a rodovia no bairro.

A reunião foi solicitada ao prefeito Cesar Souza Junior pelo presidente da Associação dos Moradores da Rua Papaquara, Marcelésio Márcio da Silva, durante a última edição do Prefeitura no Bairro, sábado (18), na Vargem Grande. Ele lidera movimento em favor da construção de uma passarela na rodovia estadual, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O estopim para a mobilização popular, que tem impedido o tráfego de veículos na SC-401, foi a morte de uma jovem, vítima de atropelamento no local, na sexta-feira (17).

Passarela

Na reunião, da qual também participaram Marcelésio e vereadores, o presidente do Conselho Local de Saúde Canasvieiras, Silvanio Guilherme da Costa, entregou documento oficializando pedido de tomada de providências.

O presidente do Deinfra, por sua vez, comprometeu-se em atuar neste sentido. Meller concorda que a melhor alternativa seria a construção da passarela que, teria tamanho semelhante à que está sendo feita na BR-101, na altura da área indígena do Morro dos Cavalos.

“Temos o estudo e o projeto. Se o proprietário autorizar, a gente coloca no orçamento”, garantiu ele, ao informar que, por lei, o Deinfra precisa de autorização dos proprietários dos imóveis privados afetados pela obra em Canasvieiras.

Alternativas à contrução da passarela devem ser consideradas para resolver os problemas enfrentados neste trecho da SC-401, tido como o ponto em que mais se ganha velocidade na rodovia. A criação de uma passagem para pedestres no viaduto mais próximo, a melhoria da sinalização e da iluminação, e a redução da velocidade máxima permitida (hoje, de 80 km por hora) estão entre as soluções apontadas.

Por parte da Prefeitura, participaram da reunião os secretários da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ronaldo Brito Freire, de Obras, Domingos Zancanaro, e da Saúde, Daniel Moutinho Júnior.