31/10/2014 - SME - Educação
Educação infantil: abertas inscrições para seminário
Interessados devem acessar o site da educação até 7 de novembro

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Crianças da Creche Irmão Celso

Estão abertas até 7 de novembro as inscrições para o “Seminário Internacional: avaliação e políticas públicas na promoção da educação infantil de qualidade”. O evento, que será realizado entre os dias 13 e 14 de novembro no Hotel Maria do Mar (bairro João Paulo), é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O seminário é destinado a gestores, diretores de unidades educativas e secretários de educação da Região Sul. Os interessados devem acessar o site da Secretaria (NESTE LINK) e clicar em 'Formação Permanente', para fazer a inscrição.


Contribuir para o debate sobre avaliação e qualidade da educação infantil de forma articulada com o contexto nacional é o objetivo do evento.

Aprimorando a educação infantil


O evento terá inicio, em 13 de novembro, com a conferência “Desafios nas políticas e programas da primeira infância e na educação infantil”, que será ministrada por Norbert Schady, assessor econômico do BID, às 14h50.


A tarde seguirá com mesa de debate sobre as “Conquistas e desafios da educação infantil brasileira”, coordenada pela secretária adjunta de Educação da Capital, Maria José da Costa Brandão. Também participarão da mesa o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e Marcelo Perez Alfaro, especialista em educação do BID.


Para concluir o dia, será proferida a palestra “Cerrando Brechas: O impacto da qualidade docente na aprendizagem na pré-escola”, com a pesquisadora do BID Yyannu Cruz Aguayo, a partir das 18h30.


O segundo dia do evento começará às 8h30, com a mesa de debate sobre as “Experiências de avaliação na educação infantil”, mediada por Erni Seibel, professor da UFSC. Participarão da mesa a especialista em educação Aimee Verdisco, do BID; Ângela Maria Scalabrin Coutinho, professora da Universidade Federal do Paraná; e Eliana Maria Bhering, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), de São Paulo.


Às 11 horas, Anna Chiesa, consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, falará sobre “As contribuições da ciência para a promoção do desenvolvimento da primeira infância”. Adriana Bauer, professora da Universidade de São Paulo e pesquisadora da FCC, abordará o tema “Avaliação e monitoramento de políticas públicas educacionais: estratégia de garantia do interesse público”, às 11h50.