05/12/2014 - SMHDU - Trânsito
Evento debate mobilidade urbana em Florianópolis
Ação deve envolver todos os municípios da região

foto/divulgação: Cristiane Melo/IPUF

Secretários da SMDU e da Mobilidade Urbana apresentaram suas propostas

A solução para os problemas de mobilidade urbana da Capital passam diretamente por uma ação conjunta entre os municípios de sua região metropolitana. Esta é a principal conclusão do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus), promovido pelo Governo de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura de Florianópolis. Nesta quinta-feira (4), aconteceu mais uma oficina do Plamus, com a presença do secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), Dalmo Vieira Filho, e da Mobilidade Urbana, Valmir Piacentini.

De acordo com os técnicos que estão elaborando o Plamus, tão importante quanto a realização de obras no sistema viário é a redução do número de veículos circulando em determinadas vias da Capital. Para tanto, uma das soluções apontadas é o incentivo às chamadas centralidades, ou de áreas de comércio e serviços nos bairros e em outras cidades da região. Com isso, as pessoas reduziriam a necessidade de deslocamento. “Essa é também a proposta do Plano Diretor de Florianópolis”, destacou o titular da SMDU.

O estudo técnico aponta ainda para a necessidade de uma maior integração entre as cidades da região nesta tema. Além disso, dentro de cada uma delas o assunto deve ser tratado de forma intersetorial e com um único objetivo. Outro ponto que mereceu destaque foi o incentivo ao uso do transporte coletivo e de bicicletas ou similares. Para isso, a indicação é para a construção de pistas exclusivas para ônibus em determinadas vias, e de uma malha de ciclovias. "Esse é outra questão prevista no nosso Plano Diretor", ressaltou Dalmo Vieira Filho.

Saiba mais sobre o Plamus acessando os arquivos abaixo:

arquivos para download