30/01/2015 - SME - Educação
COEB será realizado em dois dias, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da EBM Professor Anísio Teixeira

Começa nesta terça-feira (3) o COEB, Congresso de Educação Básica, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As atividades se estenderão até a quarta-feira (4), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento contará com mais de 900 pessoas. Interessados poderão realizar sua inscrição no local a partir das 8h30.

Estão previstas seis palestras e três conferências, com participantes de renome internacional. Além disso, haverá apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de servidores da rede municipal de ensino.

Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos. A última edição do COEB contou com mais de mil participantes.

Palestras e conferências

Na terça-feira, às 10h30, abrindo as atividades do COEB, Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, ministrará a conferência que tratará dos fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Básica na perspectiva da indissociabilidade de suas etapas e modalidades de ensino.

No período da tarde, às 15h30, haverá três palestras. Rui Trindade, professor da Universidade do Porto, em Portugal, falará sobre “O direito de aprender na Educação Básica: conhecimento e aprendizagem”, abordando a gestão dos espaços e dos tempos educativos na promoção da aprendizagem.

Angela Maria Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná, abordará “A infância como categoria social central da educação básica” e um olhar multifacetado que englobe as suas diversas dimensões. Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da UFSC, ministrará sobre “Projetos inovadores na Educação Básica”, debatendo a tecnologia e sua relação com o processo de ensino.

Na quarta-feira, Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais, dará a conferência “Indagações sobre currículo: conhecimento, diferença cultural e possibilidades de um novo paradigma”. Neste dia haverá a palestra “Educação Básica e a perspectiva intercultural: uma discussão necessária para a consolidação de uma escola de todos”, ministrada por Nadir Esperança Azibeiro, da UFSC.

Vânio César Seemann, da Secretaria Municipal de Educação da Capital, falará sobre “As múltiplas dimensões humanas na Educação Básica”, enquanto as professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, na Itália, darão a palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de "promoção do interno" desenvolvida na Itália”.

Leia mais: Professores compartilham experiências no COEB