25/02/2015 - SMS - Saúde
Saúde zera filas de ultrassonografia em 2015
Resultado mostra que administração prioriza a saúde, destaca o prefeito Cesar Souza Junior

foto/divulgação: Arquivo

Filas para consultas com especialistas também diminuíram

O ano começa com boa notícia para os usuários do SUS na Capital que aguardam pela maioria dos exames de ultrassonografia. À exceção da análise de mamas, os cerca de 50 tipos de ultrassons disponíveis na rede estão com as filas de espera zeradas, ou seja, são agendados dentro do período de 30 dias.


Com mais esta conquista, a somatória geral das filas – entre exames e consultas de média e alta complexidade – diminuiu 40% nos últimos dois anos em Florianópolis.


Atualmente, 67% das consultas e exames são marcados em menos de 30 dias e 20% estão entre 30 e 120 dias. A expectativa é de que os 13% restantes dos exames e consultas na fila de espera sofram a redução esperada até o fim de 2015.


“Aumentamos as equipes e mantivemos nossa procura por prestadores de serviço que possam atender com qualidade à população”, afirma Daniel Moutinho Junior, secretário de Saúde. Também fundamental para o resultado foi a renegociação para aumentar a oferta de serviços dos prestadores já contratados.


Na lista de exames com fila de espera zerada, além das ultrassonografias, estão todos os patológicos, raios-X, tomografias e ressonâncias, eletrocardiografias, espirometrias, cintilografias e densitometrias. “Diminuindo as filas dos exames, conseguimos aumentar a resolutividade da rede, especialmente na Atenção Primária, que contempla o atendimento nos centros de saúde”, afirma Felipe Álvares de Cabral Barros, gerente de Regulação.


As ultrassonografias de mamas, cujos pedidos chegam a 250 por mês, já começam a ter suas filas diminuídas aos poucos, com a contratação de mais prestadores de serviços, apesar da dificuldade de encontrar clínicas habilitadas na Capital.

"Os resultados alcançados pela Secretaria de Saúde são fruto do trabalho sério de gestão e também do comprometimento de cada um dos servidores, e mostram que a atual administra prioriza a saúde", destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

"Já fizemos muito e vamos avançar ainda mais", garantiu o prefeito.