26/03/2015 - FCFFC - Cultura
Circo Floripa vai ao Parque de Coqueiros
Atividades gratuitas neste domingo incluem brincadeiras, palhaçaria e números de mágica, malabarismo e acrobacias

foto/divulgação: Cris Villar

Diversão garantida neste domingo

Artistas de circo ocupam o Parque de Coqueiros no final de semana para levar ao público experimentações cênicas e trabalhos de repertório, marcando as comemorações do Dia Nacional do Circo (27 de março). As apresentações gratuitas acontecem neste domingo (29), a partir das 10 horas, com números de mágica, acrobacia, malabarismo, palhaçaria, música e muitas brincadeiras.

 

Integrando o projeto Palco Aberto Circo Floripa, a atividade tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e das companhias Circus Fever e Circular Artes do Circo. Em caso de chuva, o projeto será transferido para outra data.

 

Realizado por grupos e artistas circenses independentes com atuação em Florianópolis, e que formam o Coletivo Circo Floripa, o projeto contempla ações continuadas para difundir a linguagem artística e valorizar os profissionais do setor. A iniciativa abrange a realização de espetáculos em espaços públicos, ampliando a circulação de pessoas e contribuindo para a criação de áreas de convívio cultural na cidade.

 

Dia do Circo

 

O Dia Nacional do Circo foi instituído em homenagem a Abelardo Pinto, o artista brasileiro que por mais de 30 anos comandou o Circo Piolin, herdado de seu pai. Piolin foi contorcionista, acrobata, músico e palhaço. Nascido em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto (SP), Abelardo sempre esteve engajado aos movimentos culturais do país, divulgando as artes circenses como forma de expressão. 

 

Em reconhecimento à contribuição artística de Piolin, considerado o maior ator cômico do Brasil, o dia 27 de março passou a ser comemorado como Dia Nacional do Circo, a partir de 1972. A data também marca o Dia Internacional do Teatro, instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1961, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

 

Serviço:

 

O quê: Palco Aberto Circo Floripa

         (Mágica, equilibrismo, acrobacias, malabarismo e muitas brincadeiras)

Quando: domingo (29/03) – 10 horas

       OBS: em caso de chuva a programação será transferida para outra data

Onde: Parque de Coqueiros

           Avenida Max de Souza s/nº - Coqueiros

Quanto: gratuito

Informações: http://circofloripa.blogspot.com.br/

 


galeria de imagens