31/03/2010 - SME - Educação
Semana Municipal do Livro Infantil terá espetáculo do Frankolino
Espetáculo será encenado no TICEN e na Praça XV.

foto/divulgação: G.S.

O espetáculo Frankolino, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será encenado no terminal de integração do centro (TICEN) entre os dias 12 e 16, às 15h, e na Praça XV no dia 17, às 10h. O evento faz parte da programação da I Semana Municipal do Livro Infantil da capital, que será realizada de 12 a 18 de abril em diversos pontos da cidade.

Criado em 2008, ano do centenário de Franklin Cascaes, o boneco “Frankolino” interage com o público infantil reproduzindo os “causos” pesquisados por Cascaes.  O trabalho teatral visa dialogar com a plateia em apresentações para pequenos grupos, com duração máxima de 50 minutos. No espetáculo, realidade e ficção se entrelaçam mostrando às crianças a magia e o mistério contidos no imaginário popular.

A dramaturgia é construída a partir da narrativa dos “causos bruxólicos”, onde as histórias se cruzam, propondo um jogo dinâmico e envolvente. Utilizando elementos animados, a teatralização das histórias possibilita o contato do público (criança) com uma variedade de linguagens artísticas, interligadas por uma trilha musical que enriquece o universo pesquisado por Franklin Cascaes e faz um trabalho educativo especialmente junto ao público infantil

O personagem Frankolino foi concebido pela atriz Andréa Rihl.  O boneco personifica o artista catarinense falecido em 1983, e o homenageia com o nome carinhoso pelo qual o artista era chamado por pescadores e nativos da Ilha.

A Semana Municipal do Livro Infantil é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e do SESC, em parceria com a Biblioteca Barreiros Filhoe e com o apoio da Fundação Franklin Cascaes.