27/04/2015 - SC - Consumidor
Postos trocam multas por doação a entidades sociais
Secretaria de Defesa do Consumidor entregará os eletrodomésticos nesta quinta-feira

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Postos revertem valor de multa em doações a entidades

Mais de R$ 27 mil em eletrodomésticos serão entregues nesta quinta-feira (30) a cinco entidades de apoio social do município. A doação faz parte do acordo firmado entre a Secretaria de Defesa do Consumidor e os postos de combustível da Capital, como compensação pela alta excessiva do preço da gasolina: em lugar de multa, os estabelecimentos firmaram termo de ajuste de conduta concordando em vender a gasolina durante 24 horas por um preço anterior ao reajuste e doando aparelhos eletrodomésticos a entidades beneficentes.

A partir das 9 horas, as doações serão entregues - individualmente, no endereço de cada uma delas - ao Lar Recanto do Carinho, à Creche Vó Inácia, à Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (SERTE), ao Cantinho dos Idosos e à Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (SEOVE).

No último sábado (25), a Secretaria de Defesa do Consumidor cumpriu um roteiro pelos 28 postos de combustível que assinaram o termo de ajuste e se comprometeram a vender a gasolina ao valor de R$ 2,99 para verificar o cumprimento do acordo. A ação dos fiscais foi acompanhada pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretário Tiago Silva.

O prefeito destacou o êxito da ação: “Os direitos do consumidor foram atendidos a partir do momento que, no lugar da aplicação da multa, o valor retornou à população através da baixa do preço da gasolina. Ações como esta serão priorizadas pela Secretaria de Defesa do Consumidor”, garantiu.