14/04/2010 - FCFFC - Cultura
Livro e calçada lúdica relembram brincadeiras infantis na Ilha
Atividades são promovidas pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), nesta quarta e quinta-feira, dentro da programação da Semana Municipal do Livro Infantil

foto/divulgação: Divulgação FFC

Ciranda de roda é um jogos registrados no livro de Telma Piacentini

Brincadeiras de roda, pião, pandorga ou bola de gude encantam as crianças em qualquer época ou lugar. Representações dos jogos de infância estão presentes nas pinturas de Pieter Bruegel (1525-1569) e nos registros de Franklin Cascaes (1908-1983), feitos quatro séculos depois. Parte desse imaginário é tema do livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da pesquisadora Telma Piancentini, que será lançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações, nesta quarta-feira (14/04), às 19h, na Casa da Memória.

Na quinta-feira (15/04), das 14h às 17h, na Rua Padre Miguelinho, imediações da Catedral Metropolitana, a autora participa de sessão de autógrafos na “Calçada da Criança”, um espaço lúdico que vai relembrar antigos jogos infantis retratados no livro. As atividades integram a Semana do Livro Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

O livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina” é o décimo título do selo editorial FFC Publicações, criado em 2008. A obra integra a “Coleção Cascaes”, que inclui os livros “13 Cascaes”, organizado por Flávio José Cardozo e Salim Miguel; “Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes”, de Péricles Prade; e “Crônicas de Cascaes”, uma antologia dos artigos do etnógrafo publicados na imprensa local de 1956 a 1959.

Legado cultural

O livro de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC.

Para a escritora catarinense a origem das brincadeiras locais está ligada à vasta tradição existente no Ocidente e Oriente. A pesquisadora estabelece relações entre os temas das obras de Cascaes e os jogos lúdicos retratados por artistas como Bruegel, Luca Cranach e Portinari. Segundo ela, algumas brincadeiras da Ilha registradas nas esculturas feitas pelo folclorista catarinense serviam como iniciação ao trabalho: meninos brincando de fabricar farinha de mandioca ou no engenho de açúcar, e meninas rendeiras preparando enxoval.

Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças dos jogos da infância.

Para Telma Piacentini, que também se dedica como artista à pintura, ao desenho e à gravura, “as brincadeiras infantis de Franklin Cascaes são como as manhãs de maio da Ilha: iluminadas”. Com Cavalinho de bambu, roda de aro, ciranda de roda e batizado de boneca, entre outras, elas fazem parte do “itinerário da magia”, define a autora.

Telma Anita Piacentini nasceu em Nova Veneza, SC, em 1947. Possui doutorados em Educação (USP) e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália) e, no mesmo campo de pesquisa, foi uma das criadoras do Museu do Brinquedo da UFSC, onde é professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSC).

*Colaboração: Dennis Radünz

Serviço:

O Quê: Lançamento do Livro

“Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”
           Autora: Telma Piacentini
          (Fundação Franklin Cascaes Publicações, 96 páginas, R$ 15)

Quando: quarta-feira (14/04) – 19h

Onde: Casa da Memória
          Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

O Quê: Calçada da Criança

Quando: quinta-feira (15/04) – 14h às 17h

Onde: Rua Padre Miguelinho / imediações da Catedral – Centro