02/07/2015 - SC - Obras
Mercado: obras nos boxes em ritmo acelerado
Comerciantes devem deixar tudo pronto para o dia 5 de agosto

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Ana Maria fará do box 41 sua casa

Com 68 anos, Ana Maria Fernandes é daquelas manezinhas que não sabem o que é a vida sem o Mercado Público. Com 13, já estava atrás do balcão trabalhando com os pais, e hoje vislumbra um novo sonho: fazer parte do novo mix e reabrir as portas em 5 de agosto.

Ela participou da licitação e o Box 41 será sua nova “casa”. Com um caderninho cheio de números de telefones debaixo do braço, ela foi conferir o andamento da obra nesta manhã de quinta-feira (2). O local está movimentado, são pedreiros e arquitetos entrando e saindo toda hora, afinal, a meta é deixar tudo pronto para daqui 34 dias.

“Está ficando muito lindo, vai ficar uma maravilha, a ansiedade é grande”, diz ela olhando para as novas paredes do mercado.

Assim como Ana, muitos comerciantes estão agilizando as obras de seus boxes para abrir no dia 5 de agosto, ou pelo menos próximo desta data. Eliane Damasco, que também trabalha no mercado desde a adolescência, está ansiosa para deixar tudo pronto. Ela é a responsável pelo box 20, onde o consumidor irá encontrar tudo em queijos e carnes.

“Tudo que eu puder colocar de variedades eu vou vender, para uma feijoada completa só aqui”, comenta ela animada com a proximidade da abertura.

Em meio a tanto vaivém de tijolos, cimento e madeiras, há quem esteja apreensivo com a novidade. Arthur Marquez está estreando como permissionário e o desafio é grande. “Vou abrir um bar especializado em chopes e também vamos servir almoço”, diz ele enquanto acompanha a obra.

Última etapa

Nesta primeira semana do mês, os trabalhos de reforma estão concentrados na instalação dos ramais da rede hidráulica e da concretagem para o contrapiso. A próxima etapa será assentar os pisos e azulejos. Após esse período, os boxes estarão prontos para receber mobiliário.

Com investimento de R$ 10 milhões, a restauração da Ala Sul começou em junho de 2013. A ala abriga 39 boxes, com um mix bem diversificado, com bares, peixarias, restaurantes, açougues, hortifrútis e empório de alimentos embutidos.

A inauguração e entrega oficial do Mercado à população acontece em 5 de agosto, data decidida de comum acordo entre a Prefeitura e os proprietários dos boxes.