02/07/2015 - SC - Cultura
Artesanato e esoterismo no Viva a Cidade
Walkíria e Edgardo são artesãos e também fazem parte do projeto que revitaliza o Centro da cidade

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

Walkíria e os projetos que vende no Viva a Cidade

Artesãos e moradores em Florianópolis (do Ribeirão da Ilha) há 20 anos, Walkíria Costa e Edgardo Osés participam do projeto Viva Cidade há um ano e meio, vendendo marionetes, mandalas e brinquedos. Os produtos chamam a atenção e misturam sentimentos, além de remeterem às brincadeiras de antigamente, com as marionetes e petecas.

Também trazem à tona a espiritualidade, através das mandalas, feitas por Walkíria. Segundo a artesã, a mandala simboliza a integração e a harmonia e tem uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo, além de possuir uma simbologia muito parecida com o filtro dos sonhos, de proteger dos pesadelos.

Walkíria conta que a espiritualidade sempre foi muito presente em sua vida. “Vi nas mandalas uma forma de repassar esse aprendizado, também através dos trabalhos manuais. Quem não usa para esse destino, também gosta do produto e utiliza na decoração da casa”, disse.

Edgardo é responsável pela parte da marcenaria das marionetes, projeta e executa o corpo dos bonecos, que é feito com madeira reciclada de paletes. Já a montagem e costura das roupas fica por conta de Walkíria. O casal preza pelo uso de produtos recicláveis, como faz também com as petecas. As penas e o couro, que estruturam o produto, são compradas de criadores de galinhas e outros animais.

Edgardo e Walkíria trabalham ainda com oficinas nas escolas e ensinam as crianças a fazerem trabalhos manuais. “Também já realizamos atividades com deficientes. Além de ensinarmos como é feita a montagem dos bonecos e brinquedos, passamos, de uma maneira lúdica, como criar e contar histórias. Sabemos que, dessa forma, estamos plantando sementes importantes para o futuro”, disse Walkíria.

Conheça um pouco mais sobre as mandalas confeccionadas por Walkíria através da página no facebook: http://www.facebook.com/mandalasdawal

Música e muita arte no Viva a Cidade

O Viva a Cidade - produto de uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis - é composto por pessoas que têm um objetivo em comum: resgatar o Centro Histórico com música, arte, cultura e movimento. Além das antiguidades, há também artesanato, livros, discos de vinil, móveis, objetos de decoração, acessórios, roupas, jogos antigos, jóias, quadros e muito mais.

Neste sábado, o projeto contará com música ao vivo com o “França e Banda” e uma intervenção teatral com “Os Cabeções”, que, com sua poesia e impacto visual, nos faz um convite para sairmos de nossa rotina pelo contágio da dose de arte e poesia que nos é ofertada.

O manezinho Odílho estará animando o povo, tirando fotos e interagindo com todos. Os Palhacinhos da Trilogia Cia Teatral também estarão pela feira distribuindo sorrisos. O Viva a Cidade ocupa as ruas João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e suas redondezas.