15/04/2010 - FCFFC - Cultura
Crianças se divertem com antigas brincadeiras infantis
Espaço lúdico montado na Rua Padre Miguelinho recebeu quase 150 crianças de cinco escolas de Florianópolis

foto/divulgação: Dieve Oehme

Brincando com o gira-gira feito com jornal e papel crepom

Um pedaço de jornal, fitas de papel crepom colorido e um palito. Parece pouco para algumas pessoas, mas para a garotada que esteve na “Calçada da Criança”, nesta quinta-feira (15/04), foi o suficiente para garantir uma tarde divertida. Cerca de 150 crianças de cinco escolas de Florianópolis participaram das atividades lúdicas promovidas pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), dentro da programação da Semana do Livro Infantil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

O calçadão da Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória, no Centro, foi ocupado por grupos infantis que se revezaram entre cirandas de roda, fabricação de pião e gira-gira com material reciclável, contação de histórias, pintura em tecido, entre outros jogos infantis. “O resgate dessas brincadeiras é importante, principalmente numa época em que a tecnologia como a internet está tomando o espaço que antes era destinado a atividades de convívio”, ressalta Adriana Lobo, coordenadora de Educação Infantil da Escola Expressão. A instituição, situada no Rio Vermelho, fretou um ônibus para levar 35 crianças da pré-escola ao espaço lúdico montado no Centro.

Já os alunos da creche municipal Idalina Uchoa, localizada no bairro Carianos, vieram num ônibus do transporte coletivo. Além deles, também participaram das atividades alunos da creche Girassol, mantida pela Irmandade do Divino Espírito Santo, crianças da creche Nossa Senhora do Mont Serrat e do Instituto Estadual de Educação.

Cada unidade educacional que participou da “Calçada da Criança” ganhou um exemplar do livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, de Telma Piacentini, que foi lançado na quarta-feira (14/04) pela Fundação Franklin Cascaes Publicações. O livro, décimo titulo da editora, é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, retratando o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena.