27/08/2015 - SC - Eventos
Programa cultural agita fim de semana na Capital
Mercado Público, Viva a Cidade e Feira de Orgânicos oferecem gastronomia e boa música no Centro Histórico

foto/divulgação: Martinho Ghizzo / PMF

Programações iniciam nesta quinta-feira (27)

O final de semana terá diversas atividades no Centro da Capital. Mercado Público, Viva a Cidade e Feira de Orgânicos são apenas algumas das atividades disponíveis para a população. A programação tem início já na quinta-feira (27), com som ao vivo no Mercado Público, das 19 às 22 horas, com o Trio Cantareira. Já a sexta-feira será de chorinho, com Armandinho Silva e banda.

No sábado, o som ao vivo fica por conta do projeto “Bombardino no Choro”, que traz o instrumento de volta ao gênero, no papel de solista principal, acompanhado por um Regional de Choro e o convidado Léo Vieira.

Na quinta e sexta-feira, as lojas e peixarias do Mercado Público funcionam das 7 às 19 horas. Já os bares e restaurantes ficam até às 22 horas. No sábado, o comércio fica aberto das 7 às 14 horas e os bares e restaurantes, até às 19 horas.

Viva a Cidade

O Viva a Cidade é composto por pessoas que têm um objetivo em comum: resgatar o Centro Histórico com música, arte, cultura e movimento. O evento acontece no sábado (29), das 9 às 16 horas, no núcleo do Centro Histórico, e a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

As atrações são diversas: música, recreação para as crianças, além das tradicionais exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais, bares e restaurantes.

A meta da Prefeitura é humanizar os espaços públicos, valorizando o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis é parceira do projeto, que já tem dois anos de sucesso crescente.

Feira de Orgânicos

A Feira de Orgânicos Viva a Cidade continua a ser realizada todos os sábado no Terminal Cidade de Florianópolis, das 9 às 13 horas. Quatro bancas estarão montadas no local, com mais de 20 produtores oferecendo diversas opções de frutas e verduras sem agrotóxicos.

De acordo com o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati, o objetivo é aproximar pequenos produtores rurais ou agricultores familiares com produção orgânica certificada. “Queremos incentivar também o consumo de produtos da estação, o que torna o preço mais acessível e a disponibilidade de produtos com mais qualidade. Na feira, teremos mais de 30 variedades de frutas e verduras da época”, afirmou.

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental) é uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cepagro e organizações privadas e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.

Para assegurar a qualidade e a segurança alimentar, o projeto terá o Ministério da Agricultura e a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) para ajudar a certificar e cadastrar os fornecedores.