28/08/2015 - FME - Esporte
Tocha olímpica passa por 20 cidades catarinenses
Ministro do Esporte, George Hilton dos Santos, esteve em Florianópolis para acertar detalhes do evento

foto/divulgação: Zenilda Stein

Ministro George Hilton dos Santos participou de reunião em Florianópolis

Santa Catarina vai participar do revezamento da tocha olímpica durante os meses que antecedem as Olimpíadas de 2016. Serão 20 municípios catarinenses que terão a passagem da chama olímpica entre maio e agosto de 2016.

Os detalhes de como será realizado o revezamento no Estado foram discutidos nesta sexta-feira (28), em Florianópolis, com a presença do ministro do Esporte, George Hilton dos Santos. secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, do Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do prefeito Cesar Souza Junior.

Em Santa Catarina, o revezamento da tocha será nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, São Lourenço do Oeste Chapecó e Concórdia.

A previsão é de que a tocha seja acesa entre os meses de abril e maio de 2016, na tradicional cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. O destino final do revezamento será o estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto de 2016, quando a tocha será usada para acender a pira olímpica durante a abertura dos Jogos.

Entre os meses de abril e agosto de 2016, a Chama Olímpica passará por cerca de 500 localidades brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal, culminando na Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 05 de agosto no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.Em cerca de 300 dessas localidades ocorrerá o “Revezamento da Tocha Olímpica”, uma grande festividade para divulgar a melhor imagem do Brasil para o Mundo, com toda sua diversidade cultural e esportiva, patrimônios históricos e belezas naturais.

O Comitê Olímpico já selecionou alguns nomes para carregar a tocha, enquanto os patrocinadores estão promovendo campanhas para selecionar outras pessoas. A Secretaria de Turismoi, Cultura e Esporte de SC (SOL) tem um servidor que foi indicado na campanha do banco Bradesco e está concorrendo a uma vaga para participar do revezamento. Paulo Roberto, paratleta de goalball, pratica a modalidade em 2003 e foi o artilheiro e atleta revelação no campeonato nacional. O expressivo desempenho o levou para as Paralimpíadas de Pequim, na China, em 2008.