20/10/2015 - FCFFC - Cultura
Teatro inspira palestra e lançamento de livros
Além dos espetáculos em diversos espaços da cidade, Floripa Teatro 2015 oferece várias atividades formativas em artes cênicas

foto/divulgação: Djalma Batista / site Sesc-SP

Atriz Ruth Escobar na peça O Balcão, em 1969

Em paralelo à agenda de espetáculos, o Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo apresenta diversas ações formativas na sua programação. Nesta terça-feira (20), o público poderá conferir o lançamento de sete livros relacionados às artes cênicas, além de uma palestra e exibição de audiviosual sobre fragmentos da premiada montagem O Balcão, de Jean Genet, encenada no Brasil em 1969 e considerada uma obra de referência internacional. As atividades acontecem a partir das 18h30, na Casa da Memória, no Centro.

Subvertendo temas, teorias e formatos em busca de uma nova relação entre crítico, obra e espectador, a crítica teatral Daniele Ávila Small, do Rio de Janeiro (RJ), lança em Florianópolis o livro O Crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada, que está sendo divulgado em algumas cidades do Brasil e tem o selo da Editora 7Letras.

Doutora em Artes Cênicas e bacharel em Teoria do Teatro pela UniRio, Danielle Small tem mestrado em História Social da Cultura pela PUC/Rio. Tradutora e crítica de teatro, além de idealizadora e editora da revista eletrônica Questão de Crítica, a escritora está participando da programação do Floripa Teatro 2015, ministrando uma oficina formativa na área de escrita e crítica teatral.

Já pela Editora Letras Contemporâneas serão apresentadas ao público seis publicações sobre teatro. Serão lançadas as obras Ventoforte no teatro em comunidades (Márcia Pompeo); O poder simbólico das artes - Teatro e cinema nos tempos da Princesa Serrana (César Lavoura); Tela e presença - O diálogo do ator com a imagem projetada (Lau Santos); Se te castigo é só porque te amo (Amilcar Neves); Sobre Performatividade (Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgärtel e Vera Collaço) e Nas fronteiras do representacional - Reflexões a partir do termo “pós-dramático” (organização de André Carreira e Stephan Baumgärtel).

Teatro filmado

Após o lançamento dos livros, haverá uma sessão especial do projeto Mostra de Teatro Brasileiro Filmado - O Balcão, onde serão apresentados fragmentos da montagem antológica do texto de Jean Genet, com direção de Victor Garcia. O espetáculo estreou em dezembro de 1969, no Teatro Ruth Escobar (SP) com produção da própria atriz e um elenco numeroso.

A encenação provocou a reformulação do espaço do teatro. O palco italiano foi demolido, além da plateia e balcão internos, deixando um vão livre, onde foi construída uma estrutura vertical em formato circular, com cinco andares, além de elevadores, passarelas, balancins e plataformas que permitiam a circulação dos artistas e a aproximação com o público. Apresentando uma cenografia arrojada e inovadora, assinada por Wladimir Pereira Cardoso, a peça O Balcão representou um marco para o teatro brasileiro, em plena ditadura militar.

A mostra de Teatro Brasileiro Filmado é um projeto da crítica teatral Daniele Ávila Small, que pretende resgatar peças importantes da história do teatro no Brasil, entre os anos 1970 e 2000, por meio de registro em vídeo de espetáculos que tiveram relevante encenação. Após a exibição, será realizada uma palestra sobre o tema, conduzida pelo professor Edelcio Mostaço.

Pesquisador do CNPq e professor titular da Udesc nos cursos de graduação e pós-graduação, Eldécio é crítico e ensaísta, autor de várias pesquisas, entre elas, O Balcão. Palco e Plateia, publicada em 1986, onde discorre sobre a premiada montagem, que faz uma mordaz crítica à sociedade e às instituições de poder.

Serviço:

O quê: Lançamento de livros sobre artes cênicas

Mostra Teatro Filmado com exibição de fragmentos da peça O Balcão

(texto de Jean Genet e direção de Victor Garcia)

Palestra com professor Edélcio Mostaço sobre a montagem O Balcão

Quando: terça-feira (20) – 18h30

Onde: Casa da Memória

Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

Quanto: gratuito

Livros a serem lançados

• O Crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada (Daniele Ávila Small)
  • Ventoforte no teatro em comunidades (Márcia Pompeo)
  • O poder simbólico das artes - Teatro e cinema nos tempos da Princesa Serrana (César Lavoura)
  • Tela e presença - O diálogo do ator com a imagem projetada (Lau Santos)
  • Se te castigo é só porque te amo (Amilcar Neves)
  • Sobre Performatividade (Edélcio Mostaço, Isabel Orofino, Stephan Baumgärtel e Vera Collaço)
  • Nas fronteiras do representacional - Reflexões a partir do termo “pós-dramático” (organização de André Carreira e Stephan Baumgärtel).