O Procon de Florianópolis desde o dia 1° de janeiro de 2010 até o dia 22 de abril realizou uma média de 4.586 atendimentos a consumidores. Na maioria dos casos as dúvidas e reclamações foram resolvidas através de atendimento preliminar (conforme tabela 1), ou seja, o atendente deu solução imediata para o problema do consumidor por intermédio/através de um contato telefônico com o fornecedor.
Quando o problema não é resolvido de imediato com o atendimento preliminar, o PROCON da seguimento a pretensão do consumidor com uma CIP (Carta de Informação Preliminar) que tem como função formalizar a reclamação do consumidor para o fornecedor. Não logrando êxito tal procedimento é instaurado um processo administrativo (conforme tabela 2) com a Abertura Direta de Reclamação, a qual tem como finalidade a realização de uma audiência conciliatória entre as partes, estando sujeito o fornecedor a sanções administrativas.
Somente neste período de quatro meses registrou-se mais de 1.100 (mil e cem) Aberturas Diretas de Reclamações.
Veja abaixo o quadro com os números de atendimentos e empresas mais reclamadas.
Tabela 1
Atendimentos resolvidos pelos atendentes do Procon –Total: 3.425*( Lista com as primeiras 10)
Número de atendimentos |
Empresa |
464 |
OI |
80 |
Claro |
71 |
Vivo |
60 |
Net Florianópolis |
53 |
Tim Celular |
49 |
Ponto Frio |
42 |
Magazine Luiza |
42 |
SKY BRASIL SERVICOS |
41 |
Banco BMG A.S |
41 |
BANCO IBI S.A. - BANCO MULTIPLO |
Tabela 2
Abertura de Reclamações - Total: 1.161* ( Lista com as primeiras 10)
Número de atendimentos |
Empresa |
93 |
OI |
24 |
Evolução (Assistência Técnica Eletrolux) |
24 |
LG Eletronics da Amazonia |
22 |
Magazine Luiza |
18 |
Samsung Eletrônica da Amazonia |
17 |
Positivo Informática |
16 |
Comercial Salfer |
15 |
Angeloni |
14 |
Ponto Frio |
14 |
Tim Celular |
* Estas informações foram elaborados pelo órgão Municipal de Defesa do Consumidor integrado ao SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor