18/10/2009 - SEMAS - Cultura
Oficinas de Artes Aplicadas
Oficinas de produção de artes aplicadas nas comunidades

foto/divulgação:

Oficina de bola de natal realizada na Comunidade da Tapera

A Diretoria de Mobilização Comunitária, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu uma série de oficinas de produção de Fuxico, Bolsas, Enfeites e Bolas Natalinas e Sandálias de Borracha Bordadas , tendo como meta oportunizar a capacitação de profissionais e beneficiários das entidades sociais, facilitando a inclusão social, geração de renda e autossustentabilidade.

 As oficinas aconteceram nas Comunidades da Tapera, Vila União e Monte Cristo, que foram selecionadas para desenvolver essa primeira etapa do projeto de oficinas, pelo fato de possuírem população economicamente carente e o interesse pela capacitação para a geração de renda. Outro critério utilizado foi a disponibilização do espaço físico pelas lideranças comunitárias parceiras.

Para as oficinas de Fuxico e de Bolsas, a SEMAS contou com a parceria da COMCAP, que disponibilizou a educadora Maria Prá e o material utilizado ( tecido de sombrinha). Já as oficinas de Enfeites e Bolas de Natal e Sandálias de Borracha Bordadas foram ministradas, exclusivamente, pela Mobilizadora Social Cláudia Silva, que é vinculada à Diretoria de Mobilização Comunitária,

As Comunidades apoiaram a iniciativa e pediram a continuação do projeto. Ao todo, mais de 100 mulheres participaram das oficinas, que foram realizadas nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2009.

As entidades e comunidades interessadas na realização das oficinas poderão entrar em contato com Diretoria de Mobilização Comunitária para verificar a viabilidade. As oficinas deverão ser agendadas previamente pelo telefone 3251-6215 ou pelo email mobilizacaocomunitaria@pmf.sc.gov.br.

 

 

                                                                         Por Marcelo Santos


galeria de imagens