24/11/2015 - SC - Obras
PMF assina repasse para trapiche no João Paulo
Contrato com a Caixa será concretizado na quinta-feira, no gabinete do prefeito

foto/divulgação: Divulgação

Imagens de como será o trapiche do João Paulo

O trapiche no bairro João Paulo, Norte da Ilha, está cada vez mais próximo de se tornar realidade: nesta quinta-feira (26), o prefeito Cesar Souza Junior assina o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção da obra. O valor total do empreendimento  é de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 2,3 milhões do governo federal e R$ 1,5 milhão da Prefeitura. A expectativa é começar a obra no primeiro semestre de 2016 e o prazo para execução é de 12 meses.

O trapiche de concreto terá 250 metros de comprimento, em forma de T, protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “fence” atenuando as ondas sem impactar o leito do mar (longarinas verticais), pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para expansão de vagas e barcos de passagem.

Referências de trapiches do mundo todo foram usadas para consolidar o conceito. Esta é a primeira vez, em pelo menos 20 anos de reivindicação pela estrutura, que há um projeto executivo para a construção de um trapiche na baía.